Sendo um componente extremamente importante para sua máquina, as placas de vídeo estão cada vez mais modernas. A Nvidia vem trabalhando fortemente em divulgar sua linha RTX, que trabalha com a tecnologia Ray Tracing. Mas afinal, o que é isso? Sabia que esta “tecnologia” já era usada bem antes no cinema? Vamos falar um pouco sobre isso hoje.
Os “traçados de raio” nada mais são que a nova tecnologia Turing trabalhando em tempo real para trazer realismo aos efeitos de luz, partes com sombras, espelhos e reflexos. Vamos facilitar: Pense em um triângulo. Neste triângulo, texturas, shadders são programados e a partir disto acontecem os efeitos, mas pense que para cada “efeito” uma textura nova é criada e assim vai sobrecarregando. O Ray tracing, além de conter esta sobrecarga, traz um dinamismo muito maior ao ambiente como um todo. Um “Spotlight” é definido e um feixe de luz é rebatido para um objeto, que deste rebate para outro objeto, assim nesta triangulação o ambiente é iluminado de uma maneira muito mais realista.
Mas isto não é novidade para os cinéfilos. Filmes como Exterminador do Futuro 2 e a animação Carros já usaram este efeito. Para trazer uma explicação mais detalhada, o vídeo abaixo (em inglês) mostra como a Disney utiliza os traçados de luz em suas animações.
Observamos no vídeo que, em um ambiente fictício, o sol é o Spotlight, dele, os feixes de luz são espalhados para o ambiente. Objetos que absorvem luz (por exemplo a madeira) interrompem sua distribuição, já os objetos que refletem a luz continuam rebatendo a iluminação para os demais elementos do cenário. Uma verdadeira projeção de luz programável.
Entende? Ter tal sistema trabalhando na iluminação do ambiente sem depender de uma nova camada deixa a situação mais dinâmica, leve, sem sobrecarregar camadas de texturas.
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