No dia 06 de setembro é comemorado o Dia do Sexo. A atribuição da data é uma espécie de piada com a posição sexual ‘69’ (06/09). Muito atrelado a reprodução, a espécie humana é uma das poucas que fazem sexo por puro prazer e vontade. Portanto, o sexo também está incluso nas obras audiovisuais, livros e até em músicas (explícitas ou não).
Sexo no Cinema
Excluindo exemplos óbvios, como as produções da indústria de pornografia, hentai e derivados, a TV e o cinema num geral estão marcados por várias cenas que transitam na linha tênue entre o sensual e o sexual (apesar dos dois estarem bastante atrelados).
Uma das cenas mais clássicas do cinema é a famosa cruzada de pernas da Sharon Stone em ‘Instinto Selvagem’, que causa polêmica até hoje. Entretanto, há cenas que são puramente “descartáveis” e nada contribuem para a trama do filme. Apesar de atrair público, esse tipo de cena (a cena de sexo que não contribuem com a trama) é bastante questionável e há quem repudie a hiper sexualização.
Os filmes de heróis vinham utilizando muito dessa sensualidade para representar algumas mulheres female fatale. Entretanto, muita das vezes era uma sexualização fora de hora. Todavia, o filme Besouro Azul foi na “contra mão” dessa via e evita sexualizar as personagens femininas e dar foco na trama.
Segundo The MD, jornalista da The Black Company: “Besouro Azul é um filme que explora não só o lado protagonista daquele com o manto de herói, mas algo inédito: a presença da família. Um grupo de desajustados emocionalmente, que dão uma deliciosa pitada de comédia e surpresa à produção. Além disso, Maria do Bairro é usado pelos próprios familiares do protagonista Jaime (Xolo Maridueña) para descrever sua relação com Jenny Kord (Bruna “maravilhosa” Marquezine), par romântico e sobrinha da vilã Victoria Kord, fazendo de Jaime a “Maria” que encontra sua ricaça fora do bairro onde vive.”
Sexualização no Videogame
Os jogos de videogame também não ficam de fora dessa lista. Assim como qualquer produção, os games também são alvos da Regra 34. Portanto, existem vários jogos +18 com cenas explícitas e esses também estão na mesma leva dos filmes pornôs, por isso não nos aprofundaremos neles. Entretanto, há vários jogos que não são sexuais, mas contêm cutscenes explícitas ou não.
Há jogos em que a exibição de seios é massiva, mas não mostra explicitamente o ato sexual, como é o caso do GTA, God of War, The Witcher 3 e outros. Também há jogos que censuram o corpo dos bonecos quando nus, mas toda atribuição sexual é simulada, desde o flerte até a hora do coito – como é o caso da franquia The Sims. Ainda falando de GTA, há também uma satirização dessa hiper sexualização e na forma como muitas pessoas sexualizam personagens de videogame e gerar um burburinho.
No entanto, há casos que envolvem a própria comunidade fã de um determinado jogo. Nos primeiros jogos da franquia Tomb Raider, Lara Croft trazia um busto irreal e mesmo sendo poligonal atraiu bastante público. Desde aquela época, existe uma tentativa absurda de vê-la nua. Boatos diziam que se você fizesse determinada sequência de código conseguia desbloquear a possibilidade de jogar com ela nua, mas não passou de boato e os devs implementaram uma “trollagem” (no jogo seguinte) na qual a Lara explodia.
Modificações sexuais
Mas os devs não conseguiram conter os moders e as modificações sexuais das personagens. Chun Li foi alvo de muito pause na era dos 16 bits numa tentativa estranha de “ver” sua calcinha. Atualmente, ela é um dos alvos de diversos mods que liberam skins da personagem nua. Esse mod, recentemente, interrompeu um torneio de Street Fighter 6 porque os organizadores esqueceram de desligar os mods. Contudo, em Street Fighter, a hiper sexualização não é restrita às mulheres.
Outro jogo que recebe bastante modificação de nudez é Skyrim. O quinto jogo da franquia The Elder Scrolls te permite personalizar bastante sua personagem por se tratar de um RPG. No entanto, o jogo base não contém nudez explícita. Assim, existe uma comunidade altamente ativa fazendo mods sensuais e sexuais de mulheres.
Qual a sua opinião sobre a sexualização, sensualidade e mods? E sempre que possível pratique o ato de forma segura.
Nenhuma matéria relacionada.