Wagner Moura foi consagrado com o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes neste sábado (24), enquanto Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu de Melhor Diretor. Juntos, eles representaram o Brasil com O Agente Secreto, um dos 22 filmes na disputa oficial pela Palma de Ouro. Embora o prêmio máximo tenha ido para o longa Un Simple Accident, a produção brasileira teve destaque absoluto no festival.

Ao receber o prêmio, Kleber Mendonça declarou o seguinte:
“Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a eles”, afirmou o diretor ao receber a premiação.
“Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco. Muito obrigado”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção. “Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade.”

Essa é a primeira vez que o Brasil conquista a categoria de Melhor Ator. Por sua vez, o prêmio de Melhor Direção não vinha desde Glauber Rocha, em 1969, como aponta o G1. Vale ainda ressaltar que esta não é a primeira conquista do diretor em Cannes. Em 2019 Mendonça Filho já havia conquistado o Prêmio do Júri com Bacurau.
Além dos prêmios individuais, O Agente Secreto venceu outras duas categorias importantes. O júri da Fipresci, a mais respeitada associação internacional de críticos de cinema, elegeu o filme como o melhor do festival. Além disso, a Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio concedeu ao longa o Prix des Cinémas Art et Essai.
Na estreia no último domingo (18), o longa recebeu mais de 10 minutos de aplausos ininterruptos, antecipando o sucesso que se consolidaria ao longo do evento.