Wagner Moura receberá o prêmio Golden Eye do Festival de Cinema de Zurique, que reconhece suas conquistas como ator, diretor e produtor. Pela primeira vez na história, a honraria pelo conjunto da obra será entregue a um ator da América do Sul. Durante o festival, ele também apresentará o filme O Agente Secreto e participará de uma sessão onde discutirá sua trajetória.
De acordo com o diretor artístico do Festival, Christian Jungen: “Com O Agente Secreto, Wagner Moura carrega a história com uma presença eletrizante e incomparável. Por sua atuação excepcional no filme e por uma carreira que o tornou um dos atores mais carismáticos e versáteis da América Latina, nós o homenageamos com o Golden Eye .”

“Estou profundamente honrado em receber o Prêmio Golden Eye”, disse Wagner Moura em um comunicado. “Agradeço ao Festival de Cinema de Zurique por reconhecer meu trabalho no belíssimo e importante filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto . É uma honra estar na companhia daqueles que receberam este prêmio e estou muito orgulhoso de compartilhar o filme pessoalmente com o público do festival de Zurique.”
O Agente Secreto e a corrida pelo Oscar
Em O Agente Secreto, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia. Ele retorna ao Recife em 1977 na tentativa de se reconectar com seu filho. No entanto, acaba se envolvendo na violência e nas tensões políticas da época.
O portal The Hollywood Reporter, ao publicar sobre a premiação, destaca que o ator ganhou projeção internacional com sua atuação como Pablo Escobar em Narcos. O papel ainda lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Wagner ainda é apontado em diversos veículos internacionais como um dos possíveis indicados ao Oscar de melhor ator em 2026, justamente por sua atuação em O Agente Secreto.