A produtora Kromaki será a responsável por um novo projeto de novela para a TV Brasil, a rede de televisão pública brasileira. A produção será intitulada de “Vambora”, a trama se passará entre o Brasil e Portugal, país que assume a coprodução do projeto através da produtora SP. Além da novela, a EBC anunciou outros 37 projetos contemplados no edital Seleção TV Brasil.
Vambora conta com a escrita de Daniel Berlinsky (“Dona Beja”), com Fabrício Santiago (“Vai na Fé”) e Chico Amorim (“O Cangaceiro do Futuro”), a partir de uma história original de Pedro Lopes e Alexandre Castro, “Vambora” é uma novela de 30 episódios. A direção ficará a cargo de Roberta Richard, que conta com mais de dez novelas em seu currículo, dentre elas, “Império”, vencedora do Emmy, sob a direção artística de Rogério Gomes.
A produção possui tudo para uma boa estréia, trama contemporânea, elementos de drama, thriller e romance. A trama acompanha Aline, uma advogada baiana que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando a mãe adoece e revela que seu verdadeiro pai pode estar em Portugal. A partir deste ponto, as duas partem para Cascais perseguindo a verdade. Ao longo da trama, uma série de versões e segredos são trazidos à tona, pondo o elenco e nossa protagonista à prova.

A trama central não é apenas uma dinâmica narrativa, mas também um convite à busca pela verdade como um norte em uma perspectiva interna. E externamente, com a migração entre Brasil e Portugal. Não se trata de uma novela brasileira que se passa em Portugal, tampouco o contrário, o tempo todo vemos personagens entre os países, reflexo de uma cultura migratória vista hoje, o que traz muitos desdobramentos na história.
“A gente sabe o tamanho da responsabilidade que é produzir uma novela para a TV pública”, diz Rodrigo Letier, produtor da obra e sócio fundador da Kromaki. “Desde a chamada do edital, nos empenhamos em criar um projeto que honre essa tv de qualidade, respeitando a tradição do gênero, mas inovando na forma e na escolha de temas que dialoguem com a sociedade”.
Vambora terá um ritmo ágil em sua trama, com ganchos fortes entre cada um dos episódios, mas sem abrir a mão de pausas e silêncios onde a cena requer emoção e reflexão. Rica em reviravoltas, impasses morais e dilemas afetivos entre os personagens, uma novela que mira em um público amplo, que consome melodrama tanto na TV aberta quanto nas redes sociais.