Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pela 1ª Vez, a Fuvest Seleciona uma HQ como Leitura Obrigatória

A Fuvest anunciou a relação de obras literárias que serão leituras obrigatórias para os vestibulandos que realizarão as provas aplicadas entre os anos de 2030 e 2033. A novidade é que dentre os livros que integram a lista, uma história em quadrinhos (HQ) fará parte desta relação pela primeira vez. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é uma instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP) cujo objetivo é a realização dos exames vestibulares.

A HQ escolhida é “Beco do Rosário”, da quadrinista Ana Luiza Koehler e lançada independentemente em 2015, já a versão atual foi publicada pela editora Veneta em 2020, contendo 112 páginas no total. A história aborda a modernização urbana de Porto Alegre-RS durante a década de 1920 e tem como protagonista a jovem Vitória, moradora do Beco do Rosário. Em 2023, houve o lançamento da continuação desta história pela mesma editora, intitulada “Viaduto”.

A autora alegrou-se com a escolha de sua obra “Beco do Rosário” como item obrigatório para um dos vestibulares mais importantes do país, uma atitude de reconhecimento pelo seu trabalho como artista e sua dedicação na pesquisa histórica. De acordo com o Fora do Plástico, Ana Luiza Koehler afirma “Eu sinto que é uma grande responsabilidade, e também um grande reconhecimento dos quadrinhos como meio de falar de história, cidade e política”.

A divulgação antecipada da lista com as obras a serem trabalhadas no exame vestibular tem como objetivo preparar alunos e professores com antecedência. O diretor da Fuvest, Gustavo Monaco, explicou que a escolha dos títulos literários leva em consideração o enredo e o contexto histórico e cultural.

Além da HQ “Beco do Rosário”, a Fuvest também irá trabalhar pela primeira vez com autores indígenas em seus futuros exames. As obras “Originárias: Uma Antologia Feminina de Literatura Indígena” de Trudruá Dorrico e Maurício Negro e “Fantasmas”, de Daniel Munduruku foram as selecionadas para os anos de 2031 a 2033. Outra novidade é a incorporação do autor Luís Cardoso do Timor Leste, Oceania, com sua obra “O Plantador de Abóboras”.

Para mais notícias sobre HQs, além de conteúdo sobre livros, séries e filmes, animes e mangás, e-sports e games, animação, músicas, tecnologia e muito mais, acesse o nosso portal!

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *