Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pela 1ª Vez, a Fuvest Seleciona uma HQ como Leitura Obrigatória

A Fuvest anunciou a relação de obras literárias que serão leituras obrigatórias para os vestibulandos que realizarão as provas aplicadas entre os anos de 2030 e 2033. A novidade é que dentre os livros que integram a lista, uma história em quadrinhos (HQ) fará parte desta relação pela primeira vez. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é uma instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP) cujo objetivo é a realização dos exames vestibulares.

A HQ escolhida é “Beco do Rosário”, da quadrinista Ana Luiza Koehler e lançada independentemente em 2015, já a versão atual foi publicada pela editora Veneta em 2020, contendo 112 páginas no total. A história aborda a modernização urbana de Porto Alegre-RS durante a década de 1920 e tem como protagonista a jovem Vitória, moradora do Beco do Rosário. Em 2023, houve o lançamento da continuação desta história pela mesma editora, intitulada “Viaduto”.

A autora alegrou-se com a escolha de sua obra “Beco do Rosário” como item obrigatório para um dos vestibulares mais importantes do país, uma atitude de reconhecimento pelo seu trabalho como artista e sua dedicação na pesquisa histórica. De acordo com o Fora do Plástico, Ana Luiza Koehler afirma “Eu sinto que é uma grande responsabilidade, e também um grande reconhecimento dos quadrinhos como meio de falar de história, cidade e política”.

A divulgação antecipada da lista com as obras a serem trabalhadas no exame vestibular tem como objetivo preparar alunos e professores com antecedência. O diretor da Fuvest, Gustavo Monaco, explicou que a escolha dos títulos literários leva em consideração o enredo e o contexto histórico e cultural.

Além da HQ “Beco do Rosário”, a Fuvest também irá trabalhar pela primeira vez com autores indígenas em seus futuros exames. As obras “Originárias: Uma Antologia Feminina de Literatura Indígena” de Trudruá Dorrico e Maurício Negro e “Fantasmas”, de Daniel Munduruku foram as selecionadas para os anos de 2031 a 2033. Outra novidade é a incorporação do autor Luís Cardoso do Timor Leste, Oceania, com sua obra “O Plantador de Abóboras”.

Para mais notícias sobre HQs, além de conteúdo sobre livros, séries e filmes, animes e mangás, e-sports e games, animação, músicas, tecnologia e muito mais, acesse o nosso portal!

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *