Reencontro, sofrimento, esperança e identidade são alguns dos temas que os quadrinistas abordam em suas obras quando o tema é imigração. Por vezes de caráter autoral, estes artistas buscam retratar um recorte histórico ou uma situação familiar.
Em diferentes épocas, o ser humano buscou outras regiões para viver, este ato de imigração pode ser por motivos econômicos, políticos, culturais ou naturais. Incentivos atuais facilitam vistos para trabalho, estudo e até residência, porém a imigração ilegal é pauta constante nos noticiários devidos aos conflitos atuais. Diferentes artistas, muitas vezes sob o viés autoral, expressam essa mudança de vida em suas obras, a seguir há dicas de algumas HQs que retratam este tema:
Eles nos Chamavam de Inimigo
George Takei

Em 1942, no auge dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, a família Takei recebeu uma visita inesperada. Os soldados norte-americanos levaram o casal e seus três filhos para um campo de detenção exclusivo para os imigrantes japoneses e seus descendentes!
Nesta impressionante autobiografia em quadrinhos, o ator/autor/ativista George Takei revisita sua infância assustadora em um campo de concentração nos Estados Unidos, como um dos 120 mil nipo-americanos aprisionados pelo governo norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. Vivencie as forças que moldaram um ícone americano – e a própria América – nesta emocionante história sobre coragem, lealdade e amor.
Mexikid
Pedro Martín

Pedro Martín, nascido nos Estados Unidos, cresceu ouvindo histórias sobre seu lendário avô, combatente do crime, que participou da Revolução Mexicana! Mas isso não significa que Pedro esteja animado com a notícia de que seu avô virá morar com a família. Afinal, Pedro tem 8 irmãos e a casa já está lotada! Mesmo assim, Pedro entra no trailer com a família para uma viagem de carro ao México para trazer seu avô de volta para casa, e o que se segue é a viagem da sua vida, repleta de risadas e tristezas. Ao longo do caminho, Pedro finalmente se conecta com seu avô e aprende o que significa crescer e encontrar seu grito.
Apenas mais uma história: um relato gráfico de migração (Just Another Story: A Graphic Migration Account)
Ernesto Saade

Quando Carlos tinha dezenove anos, sua mãe decidiu deixar a vida em El Salvador para começar um novo começo nos Estados Unidos. Relutante em segui-la, mas sem querer deixar a mãe partir sem ele, Carlos a acompanhou na jornada para o norte. Durante a viagem pelo México e pelos EUA, eles vivenciaram os riscos e medos que inúmeras pessoas de países da América Central enfrentaram ao migrar para diferentes terras. Dez anos depois, Carlos compartilhou essas memórias com seu primo, o cartunista Ernesto Saade. O resultado da conversa é “Just Another Story: A Graphic Migration Account” (Só Mais uma História: Um Relato Gráfico de Migração). Este trabalho gráfico comovente e reflexivo vai além de manchetes e estatísticas para fornecer um poderoso relato individual da migração.
Até agora, a história de Carlos se diluiu entre milhares e milhares de histórias semelhantes (ou infinitamente piores). No entanto, isso não diminui a história dele nem a de ninguém. Não são números ou estatísticas, mas sim indivíduos cujas vidas refletem os graves problemas da região. Esta é a história de Carlos e Elena, a história de milhares, a história do meu país… Esta é apenas mais uma história.
Eu Era O Sonho Americano Deles (I Was Their American Dream: A Graphic Memoir)
Malaka Gharib

Uma história de amadurecimento e um lembrete dos milhares de imigrantes que chegam aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor para si e para seus filhos. Filha de pais com sonhos não realizados, Malaka navegou pela infância perseguindo os ideais dos pais, aprendendo a alternar entre os costumes filipinos e egípcios de sua família, adaptando-se à cultura branca para se encaixar, apaixonando-se por skatistas e tentando entender a tensão entre se apegar a valores culturais e tentar ser uma garota tipicamente americana.
A triunfante biografia gráfica de Malaka Gharib dá vida às suas travessuras adolescentes e ilumina questões sinceras sobre identidade e cultura, ao mesmo tempo em que oferece uma visão profunda da vida dos imigrantes modernos e da geração de crianças millennials que eles criaram. A história de Malaka é uma homenagem sincera aos imigrantes americanos que investiram seu futuro na promessa do sonho americano.
Quase Garota Americana : Uma Memória Gráfica (Almost American Girl: A Graphic Memoir)
Robin Ha

Desde que se lembra, Robin e sua mãe são uma guerra contra o mundo. Crescer como filha única de uma mãe solteira em Seul, Coreia, nem sempre foi fácil, mas as uniu fortemente. Então, quando uma viagem para visitar amigos em Huntsville, Alabama, inesperadamente se transforma em uma mudança permanente — após o anúncio de sua mãe de que ela vai se casar — Robin fica arrasada.
Da noite para o dia, sua vida muda. Ela é transferida para uma nova escola onde não entende o idioma e tem dificuldade para acompanhar. Ela está completamente isolada de seus amigos em Seul e não tem acesso aos seus adorados quadrinhos. Em casa, ela não se encaixa em sua nova família adotiva e, pior de tudo, está furiosa com a única pessoa de quem é mais próxima: sua mãe.
Então, um dia, a mãe de Robin a matrícula em uma aula local de desenho em quadrinhos, o que abre a janela para um futuro que Robin jamais poderia ter imaginado. Esta história em quadrinhos de não ficção com avaliações quatro estrelas é uma excelente escolha para adolescentes e também para leitores pré-adolescentes acelerados, tanto para leitura independente quanto para unidades sobre imigração, memórias e busca por identidade.
O melhor que podíamos fazer
Thi Bui

Esta é uma história de busca por um futuro melhor e de saudosismo pelo passado. Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor, enquanto recordam o passado de privações.
Para mais notícias sobre HQs, além de conteúdo sobre séries e filmes, e-sports, games, mangá, músicas, livros, tecnologia e muito mais, acesse o nosso portal!