Nesta última semana, o mundo dos quadrinhos foi pego de surpresa com uma trágica notícia. John Cassaday, ilustrador ganhador de vários prêmios Eisner, faleceu aos 52 anos. A irmã do quadrinista, Robin Cassaday, confirmou a notícia nas redes sociais, sem citar a causa da morte. O artista conhecido por seu trabalho na HQ Planetary e também como desenhista dos X-Men, deixou uma enorme legião de fãs.
Nascido em 14 de dezembro de 1971, Cassaday iniciou a carreira na segunda metade da década de 1990 desenhando HQ Independentes. Após mostrar seu portfólio ao quadrinista e editor Mark Waid na San Diego Comic Con de 1996, começou a receber propostas de trabalho de editoras como Dark Horse e Image. Os seus traços realistas que distanciavam dos desenhos dos anos 1990 chamavam a atenção e ele logo chegou às gigantes Marvel e DC.
A partir daí, Cassaday teve uma vasta obra na qual inclui Desperadoes, seu primeiro trabalho como artista principal em 1997, e passagens por títulos da DC como, Jovens Titãs, Flash, Superman e Batman, além da passagem pela Marvel onde trabalhou com Hulk, Os Vingadores e Capitão América. A obra do desenhista é muito associada ao tempo à frente de Surpreendentes X-Men. O trabalho em conjunto ao escritor Joss Whedon tornou a releitura do grupo mutante uma das melhores histórias dos Filhos do Átomo e deu aos fãs dos X muitos momentos incríveis.
Se trabalhando com personagens já famosos, Cassaday mostrava todo seu talento, foi com uma criação própria que ele alcançou o auge. Ao lado do roteirista Warren Ellis, produziu uma das maiores obras dos quadrinhos modernos. Planetary se tornou fenômeno de crítica e vendas ao acompanhar um time de indivíduos superpoderosos que investigavam a “história secreta” do século XX. A série teve 27 edições até 2009, e venceu várias estatuetas do Eisner Awards.
Mais recentemente, Cassaday ficou responsável pela linha de quadrinhos de Star Wars e foi figura chave no aumento da popularidade das HQs da franquia, transformando o título em um dos mais vendidos do mercado norte-americano. Não se limitando apenas aos quadrinhos, Cassaday também dirigiu um episódio da série de ficção científica, Casa de bonecas. Ele também atuou como artista conceitual na adaptação cinematográfica do diretor Zack Snyder de Watchmen.
A notícia da morte do quadrinista caiu como uma bomba na indústria. Foi uma onda de homenagens. Além dos fãs, muito colegas artistas foram tocados não apenas pelo trabalho do ilustrador, mas também, por ser uma pessoa tão gentil em um mercado conhecido pelos grandes egos. Certa vez Cassaday comentou sobre seu estilo de arte, “Meu maior desafio é transmitir toda a natureza incrível das histórias com meus desenhos realistas. Eu tento mostrar que os aspectos reais, também podem ser fantásticos”, comentou. E Cassaday, você definitivamente foi fantástico!