Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O ano em que Luke Cage foi eleito o prefeito de NY

Luke Cage já assumiu o posto de prefeito de NY, com Wilson Fisk, o Rei do Crime como seu antecessor. Em seu governo, Fisk lançou uma política agressiva: qualquer herói que agisse na metrópole era imediatamente preso, em uma ação contra todos os vigilantes.

O golpe de Wilson Fisk foi traiçoeiro, além de perseguir vigilantes, ele também divulgou informações confidenciais dos heróis, buscando virar a opinião pública contra eles. Tentando um modo de barrar as ações do então prefeito, os heróis então pensaram em uma solução arriscada: terem seu próprio candidato à prefeitura, Luke Cage.

Inimigos, agora os dois agora se enfrentariam também nas urnas e disputariam a aprovação da opinião pública. Para contextualizar 2022 assim como nos EUA de modo geral, nas HQs da Marvel também foram anos eleitorais. A publicação, com roteiro de Chip Zdarsky, arte de Marco Checchetto e cores de Marcio Menyz apresentou uma premissa que explorava o cenário eleitoral de NY.

Na história citada, víamos um Wilson Fisk, em busca de destaque na mídia e de consolidar seu poder, adotando então uma estratégia política agressiva. Ele implementou uma Lei Municipal que classificava qualquer cidadão com poderes ou que atuasse como vigilante como uma ameaça, usando essa medida para reforçar sua imagem pública e tentar garantir sua reeleição.

O cenário era os seguinte: A polícia de Nova York estava ativamente prendendo os heróis da cidade, enquanto Wilson Fisk recrutava vilões para integrar uma nova formação dos Thunderbolts. Cada delegacia contava com um vilão responsável por ajudar na captura e detenção dos vigilantes. Paralelamente, Fisk utilizava a mídia para divulgar segredos obscuros dos heróis, manipulando a opinião pública contra eles. Ele estava transformando sua caçada aos heróis em um espetáculo público, financiado com dinheiro dos contribuintes e com o aval da sociedade — uma jogada astuta para consolidar seu poder e influência, agindo como vilão à luz do dia.

Em busca de um candidato ideal

Os Vingadores, juntamente com Luke Cage, Matt Murdock e Jessica Jones, discutiam formas de enfrentar Wilson Fisk. Tony Stark sugeriu se candidatar à prefeitura para representar os heróis, mas a ideia não foi bem recebida pelos outros.

Jessica, Murdock e Cage viam a candidatura de Stark como mais um exemplo de um homem branco rico tentando conquistar o poder. Com isso, os heróis começaram a pensar em uma alternativa, e logo surgiu a sugestão de que Luke Cage fosse o candidato a prefeito, oferecendo uma representação mais autêntica e próxima da realidade da cidade.

Quando os heróis se reuniram para discutir o plano, todos se posicionaram contra a ideia de Tony Stark ser o candidato. Embora reconhecessem que a ideia era boa, eles concordavam que ele não deveria ser o rosto da campanha. Jessica Jones, em particular, criticou a proposta, afirmando que seria apenas “O Cara Rico vs O Cara Rico”.

Nesse momento, Luke Cage coloca seu nome à disposição, dizendo que acredita ser o candidato ideal. Capitão América e Demolidor concordam, ressaltando a capacidade de Cage de inspirar o povo. Esse momento remete à primeira edição da saga, quando vilões tentam prender Luke e Jessica no meio de uma multidão. Após derrotar os inimigos, Cage fez um discurso impactante, ganhando a aclamação da população ao defender os heróis e a justiça, reforçando ainda mais sua conexão com o povo.

Luke Cage disputa a prefeitura

Isso não está certo. Wilson Fisk é um gangster e um idiota. Um homem grande que é pequeno, que precisa mostrar seu poder. Sobre mim, meus amigos …. e sobre vocês. Não se trata de “super-heróis”. É sobre um homem que controla todos nós. Ele faz soar como se ao perder isso, vocês estariam em apuros. A graça disso é que isso mostra pra ele que são vocês quem detém o poder.

Prefeito Luke Cage

A campanha de Luke Cage começou de forma extremamente difícil. Wilson Fisk havia manipulado a opinião pública, rotulando os heróis como criminosos procurados, o que colocou Cage em uma posição vulnerável desde o início. Para piorar, ele e sua família precisaram de uma autorização especial da Justiça para que pudesse concorrer, o que foi amplamente explorado pela mídia, que não deu trégua.

Como publicado originalmente pelo Site Jamesons, apesar dos obstáculos, Luke manteve uma mensagem clara ao longo da campanha: os heróis salvam vidas. Ele destacou que, junto com seus colegas, já salvaram Nova York incontáveis vezes, enquanto Fisk, o ex-Rei do Crime, busca apenas amedrontar a população, tentando transformá-la em refém de seu poder. Com sua honestidade e determinação, Cage procurou reconquistar a confiança do povo, focando na verdadeira ameaça que Fisk representava.

No desfecho da saga, revela-se que Wilson Fisk nunca teve a intenção de se reeleger. Seu verdadeiro plano era fugir com seu amor, a vilã Mary Tifóide. No entanto, antes que pudesse concretizar sua fuga, ele se viu envolvido em uma grande batalha entre heróis e vilões. Durante o confronto, o Demolidor capturou Fisk, frustrando seus planos de escape e encerrando sua tentativa de deixar a cidade com Mary Tifóide.

Luke Cage venceu as eleições sem enfrentar um concorrente, mas sua nova posição como prefeito de Nova York estava onge de ser fácil. Mesmo sendo legalmente o prefeito, ele não consegue revogar a Lei contra os vigilantes, pois precisa do apoio da Câmara Municipal.

Para complicar ainda mais, a cidade estava dividida. Embora Wilson Fisk tenha fugido e abandonado Nova York, seus seguidores permaneceram leais e fanáticos. Ao mesmo tempo, com a ausência dos heróis, a criminalidade aumentou drasticamente, mas a Câmara continuava impedindo Luke de revogar a Lei, deixando-o em uma posição delicada, lutando para proteger a cidade dentro das restrições impostas.

O discurso de posse

Luke Cage já foi muitas coisas: já participou de gangues, do Quarteto Fantástico, dos Vingadores, dos Defensores e dos Heróis de Aluguel, ser prefeito é algo completamente diferente. Agora, ele sentia que estava inserido no sistema de uma forma que nunca havia experimentado antes.

Luke Cage prefeito

Bom dia …, por favor, podem ficar sentados. Antes de ir para as perguntas, deixem-me tirar o elefante da sala. Eu sei que muitos de vocês duvidam da minha capacidade de governar essa cidade. Alguns vão olhar para a minha história na prisão e como um delinquente juvenil. Outros podem olhar para o meu trabalho como o que a mídia chama de vigilante. Seja qual for o lado em que você optar, eu digo isso … Não importa o que você pensa. Nos últimos anos NY teve péssimos Prefeitos, desde John Jonah Jameson que gastou quase todo orçamento público para caçar o Homem-Aranha e até o Rei do Crime que criminalizou os super-heróis. Certamente que com Luke Cage os cidadãos terão mais sorte- disse Cage em seu discurso de posse.

Longe das HQs, como indicou o episódio final da série Echo, do UCM, o arco de Wilson Fisk disputando a prefeitura de NY será explorado nas próximas produções, provavelmente em Daredevil: Born Again.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr