A edição de Watchmen da linha “DC de Bolso”, já chegou às bancas brasileiras. O clássico produzido por Alan Moore e Dave Gibbons será o segundo lançamento da coleção, o formato tem a proposta de trazer para o público histórias icônicas em um modelo mais prático e mais econômico e assim, ser uma porta de entrada para novos leitores.
Com as medidas menores das publicações, a Panini também tem a intenção de se aproximar fisicamente dos mangás e, dessa forma, fisgar os leitores das publicações japonesas, já que essas são um sucesso de vendas pelo mundo, inclusive entre os consumidores mais jovens. Outra característica dessa nova coleção é o lançamento de histórias fechadas em uma única edição.
Panini segue a tendência de publicações que a DC Comics está adotando nos Estados Unidos, na qual a linha “Compact Comics” tem a mesma proposta e oferece opções de leitura acessível para os colecionadores. A própria Panini possui iniciativa parecida em países como Itália e Espanha e traz agora para o Brasil.
A coleção vem causando uma divisão nas opiniões. Um lado apoia a iniciativa de ver as grandes HQ de forma acessíveis, já a outra parte defende que leituras clássicas devem ser publicadas de forma mais luxuosas e que o papel menor e com menos qualidade desvalorizam as artes dos grandes desenhistas. O terceiro volume da série já foi anunciado e trará A Piada Mortal, em novembro
Publicado em 1986, “Watchmen” se tornou uma das obras mais influentes dos quadrinhos de todos os tempos. A trama nos apresenta um mundo em que Estados Unidos e União Soviética vivem à beira de uma guerra nuclear e os heróis mascarados são proibidos de atuar nas ruas. Até que assassinato obriga o paranoico Rorschach a retomar suas atividades como vigilante.
A edição de bolso de “Watchmen” terá capa cartão, formato 14,5 x 21,7cm, 416 páginas e preço de capa de R$79,90.