Wicanno, ou Billy Kaplan é filho de Jeff e Rebecca Kaplan, um casal de Nova York, mas suas verdadeiras origens remontam a décadas anteriores. Em Vingadores da Costa Oeste #52 (1989), ele e seu irmão gêmeo nasceram através de fragmentos do demônio Mephisto.
No MCU, para entendermos o personagem, devemos retornar à aclamada Wandavision (2021). No segundo episódio, a protagonista Wanda Maximoff descobre que está grávida. Já no episódio 5, os gêmeos que ela acabou de dar à luz rapidamente atingem dez anos de idade. No final da série, após ajudarem sua mãe a derrotar os militares que tentaram atacá-la, eles se desintegram junto com o Hex que envolvia Westview. Entretanto, em uma cena pós-créditos, a Feiticeira Escarlate ouve seus filhos, Billy e Tommy, pedindo sua ajuda enquanto ela está em sua forma astral, reaparecendo em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Aparecendo pela primeira vez nos quadrinhos
Wiccano fez sua primeira aparição em Jovens Vingadores #1 em abril de 2005, ao lado de Kate Bishop e outros jovens super-heróis com conexões com os antigos Vingadores. Após os eventos de Vingadores: A Queda, quando a Feiticeira Escarlate se voltou contra os heróis e usou seus poderes para destruir a Mansão dos Vingadores (antiga base do grupo), além de matar o Visão, o Homem-Formiga e o Gavião Arqueiro, os Vingadores ficaram desolados e decidiram se separar. Foi nesse momento que o Rapaz de Ferro, uma versão jovem de Kang, o Conquistador, fugindo de seu futuro, acabou chegando ao presente e reuniu a equipe dos Jovens Vingadores
Sofrendo Homofobia e encontro com a Feiticeira Escarlate
Filho de um cardiologista e uma psicóloga, ambos judeus reformistas, William, ou Billy, sempre enfrentou dificuldades na escola devido à sua sexualidade. Após receber conselhos da Feiticeira Escarlate, que também usou feitiços para curar as feridas em seu rosto, o jovem decidiu confrontar o valentão que praticava bullying contra ele.
Foi então que Billy descobriu que possuía poderes – ele conseguia liberar descargas elétricas. No entanto, a situação saiu de controle e o menino atingido quase morreu. Traumatizado pelo incidente, Billy só encontrou paz consigo mesmo quando o Rapaz de Ferro o recrutou para os Jovens Vingadores, podendo assim usar seus poderes recém-descobertos para combater o crime.
Primeiramente conhecido como Asgardiano
Devido à sua habilidade de invocar raios, Billy adotou temporariamente um visual inspirado em Thor e se autodenominou “Asgardiano”. Ao final do primeiro arco dos Jovens Vingadores, com Billy dominando melhor seus poderes – que, na verdade, envolviam a capacidade de projetar magicamente seus desejos por meio de feitiços –, ele decidiu mudar seu codinome para Wiccano, como sugestão de Kate Bishop.
Nas histórias seguintes, Billy e os Jovens Vingadores encontram Thomas “Tommy” Shepherd, também conhecido como Célere, um jovem rebelde que estava preso após acidentalmente explodir sua antiga escola. Esse encontro é marcante, pois Thomas também estava na lista do Visão e, especialmente, porque sua aparência era quase idêntica à de Billy – exceto pelo cabelo branco. Mais tarde, os garotos descobrem que isso se deve ao fato de serem, na verdade, as reencarnações dos filhos de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.
O personagem ganhou bastante popularidade nos últimos aos e pensando nisso o Site Jamesons listou algumas informações sobre o personagem, confira abaixo.
Origem como filhos de Wanda e Visão
O personagem ganhou bastante popularidade ao longo dos anos Nos anos 80, a Feiticeira Escarlate e o Visão se casaram. Porém, como o Visão é um sintezóide – basicamente um robô – eles não podiam ter filhos biológicos. Após testemunhar o nascimento de sua sobrinha Luna, filha de Mercúrio, Wanda ficou determinada a engravidar.
Foi então que surgiu uma oportunidade. Na época, o vilão Immortus estava preparando Wanda para se tornar o “ser nexus do universo”, o que fez com que seus poderes aumentassem consideravelmente. Com essa amplificação, Wanda também foi capaz de superar uma situação em que bruxas a sequestraram, utilizando os poderes delas e suas habilidades aumentadas de manipular probabilidades para gerar uma gravidez. Meses depois, nasceram os gêmeos Thomas e William.
Anos depois, os Vingadores descobriram que as crianças não eram reais, mas uma projeção dos desejos da Feiticeira Escarlate. O vilão Mephisto apareceu para revelar que, além disso, os bebês também continham fragmentos de almas demoníacas que pertenciam a ele.
No final, Mephisto reabsorveu as almas dos gêmeos, mas acabou sendo destruído, e esses fragmentos se dissiparam. Ou assim se pensava, já que mais tarde se revelou que essas almas, na verdade, reencarnaram em Billy Kaplan e Tommy Shepherd.
Esse evento, no entanto, foi extremamente traumatizante para Wanda, que precisou que sua mentora, Agatha Harkness, apagasse as memórias desse trauma. Essas lembranças do ocorrido foram o que despertaram a raiva da Feiticeira Escarlate em relação aos Vingadores, levando aos eventos de Vingadores: A Queda.
Desde o incidente com o valentão, Billy se deu conta de que era capaz de realizar praticamente qualquer coisa com sua força de vontade e a repetição de certas frases. Ele poderia simplesmente dizer algo como “eu quero curar essa pessoa” ou “que esse escudo se desfaça” para que o feitiço fosse realizado. No entanto, sua verdadeira intenção de realizar o feito e sua aptidão mental influenciam diretamente a eficácia do resultado final.
Poderes e Habilidades
Com seus feitiços, além de poder voar, liberar descargas elétricas, se teletransportar e disparar rajadas energéticas, Billy também consegue invocar objetos, curar feridas e até detectar indivíduos ou materiais perdidos. No entanto, uma limitação é que ele precisa ouvir o que está dizendo para que o feitiço funcione; caso contrário, nada acontece.
Seus poderes são de natureza mágica, embora sua origem não seja bem definida. Ele já considerou a possibilidade de ser mutante, também é possível que seus poderes tenham se originado das capacidades e desejos da Feiticeira Escarlate, uma vez que as habilidades de Billy apresentam afinidades com as dela.
Graças à sua habilidade mística, Wiccano já foi considerado pelo Doutor Estranho como um potencial candidato para se tornar o próximo Feiticeiro Supremo da Terra. Além disso, o jovem descobriu que está destinado a se tornar o Demiurgo, uma entidade onipotente capaz de moldar o universo conforme sua vontade.
Ícone LGBTQIAP+
Wiccan e Hulkling estão juntos há váriosanos e agora vivem felizes para sempre. Suas façanhas são retratadas em Hulkling and Wiccan Infinity Comic #1 (do escritor Josh Trujillo e dos artistas Jodi Nishijima, Matt Milla e Ariana Maher da VC), na qual eles até exploram uma vida sem o outro. Ao longo de suas lutas como indivíduos e como casal, eles conseguem sair por cima com seu vínculo se tornando mais forte do que antes. Sua união resistiu ao teste do tempo e realmente se tornou um desenvolvimento icônico nos quadrinhos da Marvel, como lembra CBR.
Hulkling foi concebido após um breve caso entre Mar-Vell (também conhecido como Capitão Marvel) e a princesa Skrull Anelle. Temendo pela segurança do filho, ela enviou sua babá para a Terra com ele para encontrar seu pai. Ao chegar, foi descoberto que ele havia morrido, então ela decidiu criar o bebê como se fosse seu, e o chamou de Teddy Altman. Teddy tem incríveis habilidades de mudança de forma, bem como força e durabilidade aprimoradas. Ele se juntou aos Jovens Vingadores após ser recrutado pelo Rapaz de Ferro.
A partir daí, a amizade de Billy e Teddy floresceu em algo mais. Os leitores os acompanharam desde o primeiro encontro até o noivado e eventual casamento. Após o evento cerimonial, os dois se estabeleceram no Espaço Kree-Skrull para manter o império e viver em um palácio luxuoso. Mesmo antes do casamento, o casal modela perfeitamente como um relacionamento saudável deve ser. Eles têm interesses e objetivos em comum, incluindo interesses em histórias em quadrinhos e em ser super-heróis.
Eles se apoiam mutuamente por meio de suas ações e palavras, discutindo os problemas sempre que há discordâncias e chegando a um acordo com soluções que beneficiam ambos. Por exemplo, ao final de Hulkling and Wiccan Infinity Comic #1, os leitores descobrem que Billy sacrificou sua vida na Terra para ficar com Teddy e que sente falta disso. Teddy tenta chegar a um acordo, prometendo dividir seu tempo entre o palácio e a Terra.
Casamento com Hulkling
Devido ao seu relacionamento, Hulkling e Wiccano se tornaram um dos casais mais inspiradores da Marvel Comics. Sua representação contínua como um casal LGBT+ permitiu que muitos leitores se sentissem vistos dentro da comunidade, e eles continuarão a inspirar outros.
Hulkling e Wiccano se casaram oficialmente e na publicação Empyre #4 e #5 os leitores viram detalhes da cerimônia. Os jovens decidiram trocar alianças antes que Teddy tivesse que partir para o espaço, honrando seu papel como Grande Imperador das raças Kree e Skrull. Em um piscar de olhos, eles saltam em um portal para Las Vegas, tendo apenas cinco minutos para se preparar para a cerimônia.
Billy expressa seu medo de que sua família e amigos não conseguissem comparecer, dado o caráter repentino do casamento, mas os Jovens Vingadores estão presentes. Após oficializarem a união, Wiccano não consegue acreditar que realmente fizeram isso, mas está absolutamente radiante com o que aconteceu.
Depois de relembrar os acontecimentos, Wiccano explica à Capitã Marvel que possui uma conexão extremamente forte com seu marido e que conseguirá encontrá-lo onde quer que ele esteja. O herói ainda afirma que é esse amor e essa conexão que tornam sua magia focada.
Nota: Além de Billy ser assumidamente gay, seu irmão Tommy (Célere) é bissexual.
Existem teorias de que o Wiccano esteja na série Agatha Desde Sempre, acompanhando as bruxas do Coven de Agatha.