Agatha Desde Sempre finalizou o mistério da identidade de Rio Vidal, o episódio 7 da série revelou que ela é a entidade Morte. Qualquer um que acompanhe os últimos desenvolvimentos da Funko pode não ter ficado particularmente surpreso, mas ainda assim foi um grande desenvolvimento. Durante a provação de Lilia Calderu, todas as pistas sobre a Rio foram explicadas.
Curiosamente, a primeira aparição de Rio fora do feitiço de Westview confirmou que ela não pode matar Agatha, o que levanta uma questão intrigante. Talvez as regras da Morte no MCU sejam limitadas, e Rio seja mais uma colecionadora de almas do que uma ceifadora? Para reforçar essa ideia, o episódio 7 mostrou as reações de Rio ao tabuleiro Ouija soletrando “Morte”, além dela mencionar: “Você obtém seu poder e eu recebo meus corpos”.

A Marvel alterou a história da Morte para Agatha Desde Sempre, aqui ela é a “Bruxa Verde original”, um elemento inédito no MCU. Essa escolha sugere que, embora a personagem tenha domínio sobre a Morte, ela também está conectada a forças de vida e criação. Confira a seguir quem é a personagem, de acordo com texto publicado originalmente pelo Screen Rant.
Lady Death estreou na Marvel Comics em 1973
Criada por Mike Friedrich e Jim Starlin, Lady Death ela também é conhecida como Mistress Death, Lady Death ou simplesmente Death (no idioma original). A personagem fez sua primeira aparição na Marvel Comics em Captain Marvel #26, de 1973. Ela é uma entidade abstrata, personificando a própria morte, o que lhe confere um nível de poder inalcançável para a maioria dos personagens. Enquanto a Eternidade representa o próprio universo, A Morte personifica o fim de toda vida no universo, sendo predominantemente retratada como um esqueleto envolto em um manto preto ou roxo.

Embora geralmente retratada como um esqueleto, ela pode adotar praticamente qualquer forma e frequentemente escolhe aparecer como uma mulher caucasiana humana. Além disso, ao longo dos anos, ela se envolveu em histórias com diversos heróis e vilões da Marvel, como Thanos, Adam Warlock, os Anciões do Universo, Deadpool, Nova, Homem-Aranha e o Beyonder, que chegou a matá-la brevemente para demonstrar seu próprio poder. Suas aparições nas HQs da Marvel costumam trazer tragédia, escuridão e histórias sombrias.
Morte é um dos seres mais poderosos da Marvel
Como uma entidade cósmica abstrata, Lady Death possui um nível de poder impressionante. Sendo a personificação da morte, ela não possui forma física fixa e é imortal, mesmo diante dos esforços do Beyonder. Seu conhecimento e poder são praticamente infinitos, permitindo-lhe manipular o tempo, o espaço, a matéria e a própria realidade.
Com controle absoluto sobre o conceito de morte, nas HQs ela pode matar ou ressuscitar qualquer ser à vontade. Ela também governa seu próprio domínio, o Reino da Morte, e, embora seja uma entidade sem forma fixa, frequentemente usa suas habilidades de metamorfose para aparecer como uma mulher humana na Terra.

No MCU, os poderes de Rio ainda não foram totalmente revelados, mas alguns vislumbres indicam seu potencial. Ela demonstrou enorme poder ao quebrar o feitiço de Wanda no episódio de abertura, aparentemente sem intenção de desfazê-lo por completo. Em sua luta com Agatha, Rio exibiu habilidades impressionantes, como controle dos elementos, sugerindo que sua conexão com a natureza pode ser profunda, reforçando seu papel como Bruxa Verde. Além disso, ela mostrou um poder de cura singular: ao lamber o ferimento de Agatha após esfaqueá-la na mão, fez o machucado desaparecer completamente. Na série cada bruxa possui uma lista de poderes diferentes, saiba mas aqui.
Nos últimos anos, a Marvel Studios trouxe para o MCU alguns dos seres mais poderosos dos quadrinhos, e ela pode ser simplesmente a próxima nessa longa lista. Enquanto os Deuses da Cidade da Onipotência, apresentados em Thor: Amor e Trovão, tiveram uma importância significativa, o filme da Fase 4 também introduziu Eternidade, a própria antítese da Morte. A entidade está entre eles como uma das figuras mais poderosas e inigualáveis do cosmos.