Agatha Desde Sempre (Agatha All Along no idioma original) está com dois episódios disponíveis no Disney+ e um detalhe chamou a atenção. O segundo episódio termina com o novo coven da personagem principal iniciando sua jornada pelo Caminho das Bruxas.
Para contextualizar o primeiro episódio de Agatha Desde Sempre começou como uma continuação direta de WandaVision, com Agatha presa no feitiço da Feiticeira Escarlate. Ela consegue se libertar com a ajuda de Rio (Aubrey Plaza) e do Jovem personagem de Joe Locke, mas descobre que perdeu seus poderes.
Agatha e seu novo pupilo formam um coven improvisado, determinados a percorrer o Caminho das Bruxas, como já indicavam os teasers da série . O local é um reino místico onde usuários de magia vão para ganharem seu desejo mais profundo, caso cheguem ao final. Para a protagonista ele é uma oportunidade de restaurar seus poderes enquanto enfrenta ameaças à sua vida vindas de Rio Vidal e das sete bruxas de Salém. No final do episódio 2 o coven iniciante tira os sapatos e começa a caminhar pelo local, mas por quê?
Por que as bruxas tiram os sapatos no Caminho das Bruxas?
Quando o episódio 2 termina, os membros principais do coven de Agatha descem a escada em espiral que os leva ao Caminho das Bruxas. Após observarem brevemente o ambiente ao redor, eles começam a caminhar pela estrada mística. Um dos aspectos mais interessantes dessa cena é o fato de os personagens tirarem os sapatos antes de iniciar a jornada. Isso naturalmente levanta questões sobre o motivo pelo qual o coven precisa estar descalço para sua jornada
A resposta para essa questão é revelada na sequência de créditos finais do episódio. Logo após os créditos para a criadora da série, Jac Schaeffer, uma passagem explica o motivo pelo qual as bruxas tiram os sapatos.
“Vocês devem remover seus sapatos antes de tocar o solo sagrado.
Para se conectar ao poder da terra, vocês devem tocar seus pés no solo e canalizar sua magia divina através de vocês. Não deve haver nada no meio, nem borracha, nem madeira, nem uma sola, apenas sua alma.”
Como explica o Screen Rant, esta é uma criação para a série, embora tenha algumas conexões com práticas religiosas do mundo real relacionadas ao Paganismo. Um grande elemento do Paganismo é uma reverência pela natureza. Muitos que praticam essas crenças costumam andar sem sapatos para se conectar melhor com o mundo natural em rituais A nova série da Marvel provavelmente foi inspirada por essa prática, com as bruxas andando descalças para se conectarem ao poder do reino ao redor delas.
O que é o Caminho das Bruxas?
O Caminho das Bruxas é incrivelmente emocionante por várias razões, principalmente devido à sua importância no mundo da Marvel e seu simbolismo. Ele é uma grande parte da Marvel Comics e foi fortemente ligado à Feiticeira Escarlate durante uma das histórias solo da personagem. Wanda caminhou pelo local para encontrar a fonte de uma doença que infectava a bruxaria. Eventualmente, com a ajuda de Agatha e de sua mãe biológica Wanda encontra a Deusa da Bruxaria e o do Caos, dois seres mágicos incrivelmente poderosos, e consertam a “doença” com seus poderes.
Além de sua importância nos quadrinhos da Marvel, o Caminho das Bruxas é carregado de simbolismo. A ideia de uma estrada, seja física ou espiritual, que alguém percorre em busca de algo desesperadamente necessário no final, reflete os arcos de desenvolvimento tanto de pessoas quanto de personagens. O Caminho das Bruxas será certamente repleto de perigos e traumas pessoais que o coven de Agatha precisará enfrentar, simbolizando suas jornadas individuais enquanto lidam com ameaças mais evidentes.
Da mesma forma, o Caminho das Bruxas também evoca a Estrada de Tijolos Amarelos de O Mágico de Oz. O Mágico de Oz tornou o conceito da Estrada de Tijolos Amarelos um elemento icônico da narrativa, com Dorothy precisando encontrar a estrada para iniciar sua jornada. Isso naturalmente leva a comparações com o Caminho das Bruxas em Agatha Desde Sempre, assim como a ideia de que o que está no final de ambas as estradas pode não ser o que muitos esperam.