Agatha Harkness, no episódio 5 de Agatha Desde Sempre (Agatha All Along no idioma original), vê sua mãe, Evanora, retornar como um fantasma que acaba possuindo seu corpo durante o terceiro julgamento do Caminho das Bruxas. Porém, quando Alice Wu-Gulliver, agigantada por instinto, ataca Agatha enquanto ela está possuída e lança um feitiço que expulsa Evanora, as coisas saem do controle.
Infelizmente a Bruxa de Proteção não consegue parar o feitiço a tempo, e Agatha absorve todo o poder de Alice, resultando na morte dela. Quando questionada sobre o assassinato que cometeu, Agatha argumenta que não tinha controle sobre o ocorrido. Mesmo com ninguém acreditando nela, Agatha parece indiferente à falta de confiança.
Podemos deduzir que ela não tinha motivos aparentes para matar Alice, já que Alice a estava defendendo de Evanora. É possível que a bruxa realmente não pretendesse absorver sua energia. Isso abre a possibilidade de que ela estivesse falando a verdade ao afirmar que não conseguia controlar sua habilidade. Se for o caso, talvez a morte de Evanora Harkness e de seu Coven também não foi intencional. Uma teoria publicada pelo Screen Rant fornece algumas pistas sobre isso.
Agatha foi caçada por um crime que não cometeu
O episódio 5 da série também revela a verdadeira origem das Sete de Salem no MCU. Diferentemente de suas versões nos quadrinhos, aqui elas não são filhas de Nicholas Scratch, filho de Agatha Harkness. Em vez disso, eles são descendentes do coven de Evanora Harkness. Se ela não conseguiu controlar seu poder quando matou o coven, isso sugere que as Sete de Salem estão equivocadas em seu desejo de vingança.
O que levou Evanora Harkness e seu coven a acusar Agatha de usar magia negra pode não ter sido feitiços ou práticas proibidas. A teoria sugere que foram outros incidentes com outras bruxas, deixando seus corpos fortemente decompostos. Esses eventos poderiam ter alimentado a desconfiança do coven, levando à sua condenação.
Desde este incidente, ela pode ter continuado a absorver a magia de outras bruxas, não por maldade, mas como parte de sua busca desesperada para controlar essa habilidade que lhe causou tantos problemas. Esse esforço contínuo para entender e dominar seu poder poderia explicar o comportamento que os outros consideram vilanesco, quando na verdade é parte de sua luta interna por sobrevivência e controle.
A teoria ainda ganha força pelo que o fantasma de Evanora fala sobre sua filha no episódio 5, ao afirmar que ela já havia nascido má, o que indica que ela já tenha nascido com a habilidade de sugar a magia de outras bruxas quando atacada, mesmo que involuntariamente.
Se desejar conhecer detalhadamente as habilidades de cada bruxa do Coven de Agatha, temos um texto explicando a dinâmica do grupo aqui.