Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Anakin x Ahsoka

Anakin x Ahsoka – o duelo que nunca existiu

Para nós, fãs de Star Wars, Anakin se manifesta de diversas formas quando pensamos em seu nome. O escolhido, Vader, o mimado, o traído ou o traidor. Contudo comumente esquecemos que também foi mestre de Ahsoka Tano, protagonista da mais nova série da Disney+. Anakin já duelou todos os grandes personagens do universo de Star Wars, sejam bons ou maus, Skywalker já havia confrontado. No mais recente episódio da série (ep 5) mestre e aprendiz se enfrentam mais uma vez pela chance de redenção da antiga padawan!

Enquanto em Star Wars Rebels, Ahsoka lutou contra Vader e foi extremamente afetada por suas emoções e sentimento de culpa pelo antigo mestre, agora mais madura ela teve que confrontar seus pensamentos. Numa luta de efeitos visuais invejáveis e uma coreografia incrível, o episódio todo entrega aos espectadores a representação de todos os sentimentos de uma jovem padawan. Padawan essa que foi desenvolvida numa época de guerra e que, até pela cultura de seu povo, abomina a prática. Ahsoka enfrenta Anakin em um duelo no Mundo entre os Mundos – lugar espiritual já visitado antes por ela – onde nada é necessariamente real, mas toda a realidade pode ser acessada. O Mundo entre os Mundos possibilita aqueles com maior afinidade com a Força acessar diferentes pontos na história e no tempo – o que explica a presença do fantasma de Anakin (ou a representação dele na consciência de Ahsoka) e, antes em Rebel, a da coruja Morai.

Anakin
A aparição de Anakin de forma sutil, mas ainda trajado nas roupas do fatídico episódio 3 revela muito sobre as possibilidades de desenvolvimento do personagem

Neste duelo que “nunca existiu” entre os dois, Ahsoka aprende a abraçar a necessidade da violência em determinados casos para alcançar a paz. Cenas da época das guerras clonicas como o Cerco a Mandalore e os primeiros dias de treino da padawan aparecem recobrados de sua memória. Nota: ao assistir, repare a diferença de trajes de Anakin adaptando-se a cada época, como por exemplo as roupas de Clone Wars mudando para o traje escuro de A Vingança dos Sith. Durante a recapitulação, Ahsoka duela tanto verbal quanto fisicamente com seu mestre, que também alterna entre os lados da força para forçá-la a ponderar sobre diversos pontos de vista.

Para um texto sobre o porque Anakin pode ter se tornado finalmente o O Pai dos Deuses de Mortis, comente nas redes sociais – a teoria vai te surpreender

Vale também ressaltar que o episódio é uma apresentação inigualável de referências que deixam qualquer fã da franquia pirando. As lições dadas por Jacen à própria mãe para que ouça a Força nas ondas do mar (um salve para o Jedi cego Kanan Jarrus), os dilemas de guerra da jovem Ahsoka ao comandar os clones (que estão sem mostrar o rosto provavelmente para não pagar o cachê de Temuera Morrison), a balançadinha de cabeça do droide, a aparição do amado Capitão Rex ou a balançadinha de cabeça de Chopper.

Anakin
Um dos duelos mais importantes da vida de Ahsoka, Maul representa muito tanto para seu desenvolvimento quanto para as aspirações de Anakin, que tinha a luta Kenobi/Maul como referência

Anakin volta a ensinar

De volta ao duelo é importante ressaltar que o nome do episódio “Shadow Warrior” não só referencia Anakin como um cavaleiro do lado sombrio, mas também a própria protagonista, que viveu por muito tempo nas sombras. Além disso ela precisa ENFRENTAR as próprias sombras do passado, como o sentimento de culpa pelo que aconteceu a Anakin, a dificuldade em lidar com a violência, e as mortes dos soldados clones durante a guerra. Anakin promete à padawan que terminará seu treinamento e assim o faz, só que não da maneira como ela esperava. A vivência prática combina muito mais com este excêntrico mestre, que a bota para reviver situações traumáticas, além de forçá-la a pensar por si mesma o que cada uma daquelas coisas representa. Os diálogos sarcásticos e cheios de alfinetadas entre os dois também foram trazidos para aqueles saudosistas, porém o show ainda nos deve o famoso apelido “Skyguy” – ou “Skyfora” na dublagem brasileira. No geral, a volta dos dois se deve à Força permitir que o fantasma de Anakin (ou sua forma Deus Mortis) tenha acesso à quase morta Ahsoka no Mundo Entre Mundos para livrá-la dos próprios fantasmas que ela criou para si.

Todo o episódio é uma obra de arte tanto em qualidade técnica quanto de roteiro, que conecta muito bem as conturbadas séries animadas e os filmes num pacote que prepara o terreno para que produções futuras tenham uma base sólida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr