Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Batman: Cruzado Encapuzado

Batman: Cruzado Encapuzado- De Volta as Origens Pulp

Batman: Cruzado Encapuzado é uma série animada produzida pela Warner Bros. e distribuída pela Prime Vídeo, que estreou na última quinta-feira (dia 1). Idealizada por Bruce Timm (criador de “Batman: a série animada” e “As Novas Aventuras do Batman”). E com Matt Reeves (diretor de “The Batman”) na produção, a série tem 10 episódios em sua primeira temporada.

A animação conta os primeiros dias do Batman como vigilante de Gotham. Como consequência vemos o personagem em uma versão mais crua, tendo que lidar com seus erros e construindo sua moral e relações. Além disso, esta versão traz grandes inspirações do Batman da era de ouro dos quadrinhos.

Falando da era de Ouro do Homem Morcego e seu universo, toda a série tem uma nova roupagem nesta versão, inspirada nos anos 1930–40. Portanto, os personagens e visuais da série são adequados para a época, por mais que seja uma versão estilizada. Muito disso é percebido na estética dos prédios de Gotham, que tem uma inspiração em Art Déco.

O Pulp

Por consequência as raízes nos anos 40, a animação traz de volta as origens dos quadrinhos do homem morcego, que na época eram revistas pulp. De tal maneira se apropria de elementos narrativos e visuais deste estilo de história, por trazer sombras bem marcadas e fortes.

Junto a isso, a série utiliza os filmes de monstros clássicos da Universal e histórias de detetive de Arthur Conan Doyle como inspiração. Seja para a atmosfera da narrativa ou para as influências de traços dos personagens. Isso é notavel principalmente nos vilões.

Mulher Gato

Inspirada nas Femme Fatales (arquétipo feminino onde a personagem seduz e engana o herói como meio de se dar bem com as situações) da clássica Hollywood. Esta versão da personagem é uma ex-rica que efetua roubos para conseguir manter as aparências. Ademais a personagem tem um mini romance com o Homem Morcego e até se inspira no próprio para criar sua fantasia. Fantasia essa que vem diretamente de sua primeira aparição dos anos 40.

Duas Caras

Harvey Dent, o Duas Caras, nesta versão é um personagem inspirado no clássico “O Médico e o Monstro“. Uma vez que o personagem tem duas personalidades, onde uma é cruel e agressiva (como o Mr. Hyde). Enquanto a outra tenta ser amena, racional e por vezes medrosa (como o Dr. Henry Jekyll).

Cara de Barro

Fugindo das versões mais contemporâneas do personagem, a qual é um monstro de barro gigante, esta encarnação do vilão volta à sua origem. Assim sendo um assassino em série de pessoas ligadas ao cinema. Não à toa este episódio se passa grande parte em um estúdio de cinema.

Basil Karlo ou Cara de Barro é inspirado nos clássicos filmes de monstros da Universal. Além disso também referencia como os atores de monstros clássicos ficaram tão marcados em seus papéis, que não conseguiam fugir dele.

Ademais, este é o episódio mais Agatha Christie da série. Uma vez que o Batman tem que descobrir quem é o assassino em meio a tantas possibilidades. Com direito até a morte falsa do principal suspeito, algo clássico deste tipo de narrativa.

Arlequina

Por surgir nos anos 1990, a personagem basicamente sofreu uma reinvenção para se encaixar nesta nova versão. Harleen Quinzel não tem ligação com o Coringa nesta animação. Ela funciona como uma espécie de Robin Hood que faz lavagem cerebral nos ricos corruptos para que doem sua fortuna. 

Além disso, vale ressaltar a diferença de personalidade entre a doutora e a Arlequina. Onde a primeira é mais alegre e expansiva enquanto a segunda é mais calma e fria, o inverso de sua versão mais clássica. Ademais, o visual da personagem é uma homenagem ao visual de Arleen Sorkin, atriz que foi inspiração para a criação da personagem.

Cavaleiro Fantasma

Abraçando totalmente o lado fantástico de suas histórias, o episódio 6, traz um vilão fantasma para Batman combater. O inimigo é um fantasma que rouba dos pobres. Para vence-lo é necessário um ritual ensinado ao Homem Morcego por Midnight (personagem das histórias de Constantine). Este tipo de trama é algo clássico das narrativas pulp fantásticas, como as histórias de H. P. Lovecraft.

A Policia

O elemento mais constante desta animação é a polícia corrupta de Gotham. Apesar de presente em todas as versões das histórias do Batman, nessa aqui ela adota o ar das histórias Noir. Com personagens bem caricatos e estereotipados. 

Dias Iniciais

Por acompanharmos o homem morcego em seus primeiros dias como cruzado encapuzado é possível perceber o surgimento das fundações que fazem o Batman ser quem é. Seja quando ele mostra empatia com uma vilã, salvando-a mesmo após seus crimes ou quando vemos ele começando a trabalhar em equipe e confiar em Jim Gordon e Renee Montoya.

Bem como é possível perceber, ao decorrer da série, como a bússola moral de Bruce Wayne se estabelece. Tal evolução ocorre principalmente durante o arco do Duas Caras, onde Bruce percebe que não pode fazer manipulações mentais para conseguir o que quer, após fazer com que Harvey tenha um surto psicótico.

Batman: Cruzado Encapuzado

Com ritmo rápido e animação de qualidade, aos níveis das anteriores em que Bruce Timm trabalhou, Batman: cruzado encapuzado é quase um sucessor espiritual para Batman na série animada. A temporada completa já está disponível no primeiro vídeo. Ademais, vale ressaltar, a serie conta com o retorno do dublador clássico do Batman, Marcos Seixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr