Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
dia da consciência negra capa

Dia da Consciência Negra: 9 séries para se inspirar e maratonar

O Dia da Consciência Negra, que foi recentemente reconhecido como um novo feriado nacional, é um momento crucial para refletirmos sobre as lutas, conquistas e contribuições da população negra na construção de nossa sociedade. Uma maneira significativa de marcar essa data é por meio da arte e da cultura, explorando narrativas que amplificam vozes negras e celebram suas histórias. Neste texto, apresentamos uma seleção de séries que destacam protagonistas, criadores e temas relacionados à experiência negra, oferecendo um olhar poderoso e enriquecedor sobre questões de identidade, resistência e representatividade. Listamos produções que, sem dúvida, merecem sua atenção!

Atlanta (2016-2022) Disponível na Netflix

Em Atlanta, Earnest “Earn” Marks (Donald Glover) sai da faculdade, mas não consegue o sucesso na vida profissional que esperava. Ele decide tentar convencer seu primo, o rapper Paperboi (Bryan Tyree Henry), que pode gerenciar sua carreira e torná-lo um artista de grande sucesso. Porém, os dois discordam em diversos âmbitos sobre a divisão entre arte e entretenimento no hip-hop.

Dia das Consciência Negra - Atlanta

Ele ainda lida com a mãe de seu filho, Vanessa (Zazie Beets), e com o colaborador do primo, Darius (LaKeith Stainfield). Nessa jornada na indústria musical, Earn e Paperboi viverão situações completamente inusitadas e até fora da realidade enquanto buscam ascensão e espaço. A trama utiliza vários elementos inusitados para discutir sobre raça dentro do contexto norte-americano, trazendo questões complexas e ainda pouco debatidas na televisão.

Insecure (2016-2021) – Disponível na MAX

 A série de comédia da HBO, acompanha as melhores amigas Issa (Issa Rae) e Molly (Yvonne Orj) enquanto tentam ser fortes o tempo todo, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre estas duas jovens negras, elas compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.

Dia das Consciência Negra - Insecure

Issa tenta conciliar seu instável relacionamento com Lawrence enquanto se esforça para encontrar algo interessante em seu trabalho. Já Molly, embora extremamente feliz com o progresso de sua carreira, tem dificuldade em manter relacionamentos afetivos.

Bel-Air (2022- presente) – Disponível no Disney+

Inspirado na série dos anos 1990, Um Maluco no Pedaço, Bel-Air acompanha a mesma trama da produção original, mas com um tom dramático. Na série, Will (Jabari Banks) é um jovem problemático que está tendo problemas no bairro onde vive com a mãe na Filadélfia. Posteriormente, após se envolver em problemas com a polícia durante uma briga de rua, ela decide mandar o jovem para casa dos tios ricos, Vivian (Cassandra Freeman) e Phillip Banks (Adrian Holmes) em Bel-Air, bairro nobre de Los Angeles.

Dia das Consciência Negra - Bel-Air

Embora empolgado com a nova vida de luxos, Will demora a se adaptar com essa diferente realidade. Acostumado a uma vida simples e desregrada, ele se sente deslocado nesse novo ambiente burguês e classista, cheio de regras implícitas de convivência. Na nova escola, Will também não tem certeza se conseguirá se enturmar, mas encontra no basquete uma forma de demonstrar seu talento e focar sua energia.

Encantado’s (2022- presente) – Disponível no Globoplay

A história gira em torno dos irmãos Ponza, Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que herdaram do pai um supermercado e uma escola de samba da série D do Rio de Janeiro, ambos funcionando em um mesmo espaço no subúrbio do Rio de Janeiro. De dia o local é o supermercado e à noite ele se transforma na escola de samba Joia do Encantado´s

Dia das Consciência Negra - Encantado's

Com personalidades distintas e objetivos diferentes – ela, na missão de gerir o negócio que dá sustento à família, e ele, mirando um título no Carnaval – a dupla protagoniza momentos cômicos e cheios de afeto junto ao grupo de personagens que, de dia, ocupa suas funções no mercado e, à noite, brilha nos ensaios da agremiação.

Black-Ish (2014-2020) – Disponível na Apple Tv

É uma sitcom norte-americana que acompanha uma família negra de classe média alta. O patriarca da família, Andre ‘Dre’ Johnson (Anthony Anderson), está prestes a ser promovido. Ele e sua esposa, a médica Rainbow (Tracee Ellis Ross) estão vivendo o Sonho Americano: ótimas carreiras, quatro lindos filhos, uma casa em um bairro de classe média.

Dia das Consciência Negra - Black-Ish

Na história, Dre começa a ver sua vida perfeita de forma diferente quando descobre que está sendo promovido novamente e, na mesma semana, seu filho anuncia que quer ter um Bar Mitzvah. De repente, uma luz acende para Dre: “Será que o sucesso subiu à cabeça e sua família está se distanciando da própria identidade?”

Cara Gente Branca (2017- 2021) – Disponível na Netflix

Essa série original da Netflix satiriza as relações “pós-raciais” dos EUA acompanhando alunos negros que entraram numa universidade de elite. Baseada num filme de 2014, a série conta a história de Sam White e outros jovens negros numa universidade majoritariamente branca, nos EUA.

Dia das Consciência Negra - Cara Gente Branca

As mais refinadas faculdades americanas podem representar uma enorme carga estressante para seus alunos. Tensões sociais, a pressão acadêmica e o medo que vem com a chegada à idade adulta podem ser aterrorizantes. Pior que isso, só se você for um afro-americano, tendo que lidar com os alunos majoritariamente brancos e os estigmas associados a você pela sociedade. Ainda, depois de uma festa blackface organizada por um grupo de alunos brancos, várias tensões raciais se desenrolam no ambiente acadêmico.

Them (2021- 2024) – Disponível no Prime Video

É uma série antológica que mistura terror com crítica social, trazendo uma nova história a cada temporada. A primeira acompanha Henry (Ashley Thomas) e Lucky Emory (Deborah Ayorinde), um casal afro-americano que, nos anos 50, decide se mudar com sua pequena família da Carolina do Norte para um bairro totalmente branco de Los Angeles. Eles tentam escapar da segregação racial e da discriminação predominantes no sul dos EUA, onde as leis de Jim Crow ainda vigoravam. A nova casa dos Emory está localizada em uma rua arborizada e aparentemente tranquila, mas logo se torna palco de fenômenos sobrenaturais.

Dia da Consciência Negra - Them

Na segunda temporada, ambientada em 1991, a detetive de homicídios da polícia de Los Angeles, Dawn Reeve, é designada para um caso: o homicídio de uma mãe adotiva que deixou até os detetives mais experientes abalados. Com uma cidade à beira do caos, Dawn está determinada a deter o assassino. Mas à medida que ela se aproxima da verdade, algo sinistro e malévolo toma conta dela e de sua família

Raio Negro (2018- 2021) – Disponível na Netflix

Jefferson Pierce, um respeitado diretor de escola, leva uma vida aparentemente normal. No entanto, no passado, ele era o Raio Negro, um vigilante que usava seus poderes elétricos para combater o crime. Após anos afastado de sua vida como super-herói, Jefferson decide que é hora de pendurar o manto.

Dia da Consciência Negra - Raio Negro

Quando uma nova onda de violência e corrupção assola Freeland, ele percebe que precisa retornar à ação para proteger sua família e sua comunidade. Além de Raio Negro, a série Supergirl, da mesma emissora, também abordou questões raciais em um de seus episódios, leia AQUI.

Mr. Brau (2015- 2018) – Disponível no Globoplay

Mr. Brau (Lázaro Ramos) é um artista pop que saiu de origem extremamente humilde para alcançar sucesso meteórico, se tornando uma das figuras mais famosas da música brasileira em pouco tempo, com a ajuda de sua esposa, empresária e coreógrafa, Michele (Taís Araújo).

Dia da Consciência Negra - Mr. Brau

Quando o casal se muda para um condomínio de luxo, com intenção de aproveitar plenamente sua nova vida de riqueza, eles se veem obrigados a enfrentar novos desafios, como a desaprovação de seus vizinhos de origem abastada.

Gostou das indicações? Qual destas séries você vai maratonar neste Dia da Consciência Negra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr