A segunda temporada de The Sandman promete uma experiência mais direta, emocionalmente poderosa e visualmente coesa. Mas o caminho até esse novo formato incluiu uma decisão polêmica: a exclusão completa de um dos arcos mais queridos dos quadrinhos de Neil Gaiman, A Game of You.
O desafio de adaptar uma obra complexa
A HQ The Sandman alterna entre o protagonista Morpheus e uma série de personagens humanos tocados por ele e seus irmãos imortais. Essa estrutura encantou os leitores por décadas, mas se mostrou um obstáculo para a adaptação.
Segundo o showrunner Allan Heinberg, o público da Netflix demonstrou maior interesse por episódios centrados no Sonho e nos vilões que o cercam. Quando a série seguia personagens como Rose Walker, por exemplo, muitos espectadores questionavam por que Sonho havia sumido de cena.
A Game of You: escrita, mas nunca filmada
O arco A Game of You trazia Barbie — personagem secundária da primeira temporada — em uma jornada sombria por um reino de sonhos ameaçado por uma entidade maligna. Heinberg chegou a escrever roteiros para três episódios com essa trama, incluindo a presença da misteriosa Tessália, futura amante de Sonho nos quadrinhos.
No entanto, os executivos da Netflix foram claros: a história precisava manter Sonho como centro emocional. A desconexão entre A Game of You e o arco principal levou à difícil decisão de cortar tudo.

Reorganizando a história para manter o foco
Com a exclusão do arco, Heinberg redirecionou a narrativa. Em vez de explorar um novo relacionamento com Tessália, a série aprofunda o vínculo entre Sonho e Rainha Nada, introduzida no Inferno na primeira temporada.
Essa mudança trouxe outro efeito: a conclusão da jornada de Sonho será possível em apenas duas temporadas. Ao todo, serão 11 episódios focados em Morpheus, seguidos por um 12º episódio especial baseado em Morte: O Alto Custo da Vida, minissérie de Gaiman que será adaptada pela primeira vez para as telas.
Uma temporada com voz e visão únicas
Diferente da primeira leva de episódios, que contou com múltiplos diretores, a segunda temporada terá direção exclusiva de Jamie Childs, responsável por quatro episódios anteriores, incluindo o aclamado “24/7”. Para Heinberg, essa unidade garante clareza e consistência no tom da série, que funciona como um filme longo e contínuo.
Uma produção marcada por obstáculos, lançamento dividido e um final promissor
A nova temporada enfrentou desafios ainda maiores nos bastidores. As greves do Sindicato dos Roteiristas e da SAG-AFTRA impactaram o cronograma. Para otimizar recursos e locações, a série foi filmada fora de ordem, exigindo que toda a equipe tivesse domínio completo do arco narrativo.
O produtor de linha Samson Mücke foi peça-chave nessa logística. Ele priorizou as cenas mais difíceis logo nas primeiras semanas, criando um espírito de união na equipe. Heinberg credita a ele a viabilidade da produção diante de tantas limitações.
Os seis primeiros episódios da segunda temporada estrearam hoje ,3 de julho. A segunda parte chega em 24 de julho. Já o episódio especial com a Morte será lançado em 31 de julho, encerrando a temporada com uma nota de amor e esperança.
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