Assim como o dorama coreano tem sua origem de raízes japonesas, a china desenvolveu um estilo específico de produção das novelas. Foi através dos c-dramas que a cultura e ideais políticos eram transmitidos, como uma ferramenta para criar laços e identidade.
Tudo começou com o teatro. Enquanto no Japão surgiu a TV japonesa em 1953, na China surgiu no início do século 16, durante a Dinastia Shang, com as peças de teatro. Na época, era comum que dançarinos, cantores, comediantes, atores e performistas se apresentassem no palácio. Ao longo dos séculos, a cultura se tornou popular e acessível para o resto da população.
Mas, para chegar ao nível de popularidade de hoje, existiram várias décadas de desenvolvimento do tipo de material que ia para a TV e realmente tinha um impacto na população, ou seja, que “viralizava”.
As Três fases do dorama chinês
Com a criação da Televisão Central da China em 1978, os conteúdos produzidos começaram a ser divididos em estilos de de desenvolvimento, ou seja, com intuito de ser um material comercial.
Entre 1958 e 1978 foi a fase experimental das novelas. Elas falavam sobre o sofrimento da população, as dores sofridas no passado e desejo nacional. Mensagens sociais eram fortes e frequentes, e tinham a função política de guiar o pensamento da população.
Em 1981, a série de TV “18 Years Living in Enemy Camp” foi produzida. Ela representa o primeiro drama produzido e transmitido no continente chinês, que fala sobre a guerra e os conflitos.
“Uma Boca Cheia de Panqueca Vegetal”, por exemplo, foi usado como uma forma de lembrar a população das dores sofridas no passado e no desejo nacional de não voltarem àquele tipo de situação.
A fase transicional ocorreu entre 1978 e 1987, e nela as novelas falavam sobre as mudanças positivas após todos os problemas. Os temas variavam entre superação, esperança, persistência e luta.
Agora em 2023, a TV chinesa esta completando 65 anos. Foram vários sucessos internacionais ao longo desse período. Os sucessos do período transicional (1978-1987) começaram a diversificar no entretenimento, já que até 1978, durante o período experimental, pouquíssimo conteúdo foi produzido.
Porém, outro fator que afetou o envolvimento com a população na época foi o difícil acesso ao aparelho televisivo.
Popularização Internacional
A fama internacional das novelas chinesas é indiscutível atualmente. Entretanto, é interessante analisar por que e como o dorama chinês conseguiu esse alcance.
Um dos maiores fatores está na curiosidade sobre uma cultural tão diferente fez com que as pessoas buscassem por mais informações sobre a tradição e cultura chinesa. Até mesmo países como Coréia do Sul e Japão contribuíram no processo de “exportar” conhecimentos e curiosidades sobre o estilo de vida chinês.
No Brasil não foi diferente. Com as plataformas digitais e fácil acesso a informação, as novelas estão sempre disponíveis com legenda e tradução. O c-dramas conquistaram seu espaço até mesmo na Netflix e outras plataformas de streaming.
Em solo brasileiro, a novela chinesa que ganhou maior destaque nas telas foi “O Indomável”, produzido em 2019, “Jardim de Meteoros” de 2001, e “A Mulher do Rei”, lançado em 2017.
Através da imersão, é possível treinar e desenvolver o aprendizado do idioma. Isto é, sabendo que cada vez mais pessoas estão colocando o chinês como segunda língua, é uma forma divertida de aprender sobre a língua e a cultura.
Principais características de um dorama chinês
Desde a década de 1990, os doramas de tema histórico têm sido o gênero mais abordado e também o mais dominante no horário nobre de televisão.
Os dramas chineses são divididos em diversas categorias como: histórico (subdividido em ficção histórica, nacionalismo, reconstituição histórica e wuxia), polícia e política, comédia e dramas com conflitos familiares mais modernos.
Por isso, tendem a ser novelas longas com mais tempo de produção. A média de cada episódio é de 45 minutos, e o total de episódios das novelas variam de 40 a 80 episódios.
E para mais informações sobre novelas orientais, acompanhem o portal!
Nenhuma matéria relacionada.