Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Origem dos Doramas Chineses

Assim como o dorama coreano tem sua origem de raízes japonesas, a china desenvolveu um estilo específico de produção das novelas. Foi através dos c-dramas que a cultura e ideais políticos eram transmitidos, como uma ferramenta para criar laços e identidade.

Tudo começou com o teatro. Enquanto no Japão surgiu a TV japonesa em 1953, na China surgiu no início do século 16, durante a Dinastia Shang, com as peças de teatro. Na época, era comum que dançarinos, cantores, comediantes, atores e performistas se apresentassem no palácio. Ao longo dos séculos, a cultura se tornou popular e acessível para o resto da população.

Mas, para chegar ao nível de popularidade de hoje, existiram várias décadas de desenvolvimento do tipo de material que ia para a TV e realmente tinha um impacto na população, ou seja, que “viralizava”.

As Três fases do dorama chinês

Com a criação da Televisão Central da China em 1978, os conteúdos produzidos começaram a ser divididos em estilos de de desenvolvimento, ou seja, com intuito de ser um material comercial.

Entre 1958 e 1978 foi a fase experimental das novelas. Elas falavam sobre o sofrimento da população, as dores sofridas no passado e desejo nacional. Mensagens sociais eram fortes e frequentes, e tinham a função política de guiar o pensamento da população.

Em 1981, a série de TV “18 Years Living in Enemy Camp” foi produzida. Ela representa o primeiro drama produzido e transmitido no continente chinês, que fala sobre a guerra e os conflitos.

Capa da série “18 Years Living in Enemy Camp” lançado em 1981

“Uma Boca Cheia de Panqueca Vegetal”, por exemplo, foi usado como uma forma de lembrar a população das dores sofridas no passado e no desejo nacional de não voltarem àquele tipo de situação.

Filme lançado em 1980 “Shangai Beach”. Na foto: Angie Chiu e Yun Fat Chow

A fase transicional ocorreu entre 1978 e 1987, e nela as novelas falavam sobre as mudanças positivas após todos os problemas. Os temas variavam entre superação, esperança, persistência e luta.

Agora em 2023, a TV chinesa esta completando 65 anos. Foram vários sucessos internacionais ao longo desse período. Os sucessos do período transicional (1978-1987) começaram a diversificar no entretenimento, já que até 1978, durante o período experimental, pouquíssimo conteúdo foi produzido.

Porém, outro fator que afetou o envolvimento com a população na época foi o difícil acesso ao aparelho televisivo.

Popularização Internacional

A fama internacional das novelas chinesas é indiscutível atualmente. Entretanto, é interessante analisar por que e como o dorama chinês conseguiu esse alcance.

Um dos maiores fatores está na curiosidade sobre uma cultural tão diferente fez com que as pessoas buscassem por mais informações sobre a tradição e cultura chinesa.  Até mesmo países como Coréia do Sul e Japão contribuíram no processo de “exportar” conhecimentos e curiosidades sobre o estilo de vida chinês.

No Brasil não foi diferente. Com as plataformas digitais e fácil acesso a informação, as novelas estão sempre disponíveis com legenda e tradução. O c-dramas conquistaram seu espaço até mesmo na Netflix e outras plataformas de streaming.

Em solo brasileiro, a novela chinesa que ganhou maior destaque nas telas foi “O Indomável”, produzido em 2019, “Jardim de Meteoros” de 2001, e “A Mulher do Rei”, lançado em 2017.

Capa do dorama chines "O indomável"
Capa do dorama “O indomável” lançado em 2019.

Através da imersão, é possível treinar e desenvolver o aprendizado do idioma. Isto é, sabendo que cada vez mais pessoas estão colocando o chinês como segunda língua, é uma forma divertida de aprender sobre a língua e a cultura.

Principais características de um dorama chinês

Desde a década de 1990, os doramas de tema histórico têm sido o gênero mais abordado e também o mais dominante no horário nobre de televisão.

Os dramas chineses são divididos em diversas categorias como: histórico (subdividido em ficção histórica, nacionalismo, reconstituição histórica e wuxia), polícia e política, comédia e dramas com conflitos familiares mais modernos.

Por isso, tendem a ser novelas longas com mais tempo de produção. A média de cada episódio é de 45 minutos, e o total de episódios das novelas variam de 40 a 80 episódios.

E para mais informações sobre novelas orientais, acompanhem o portal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr