Pacificador retornou para sua segunda temporada explorando o conceito de realidades paralelas. Como podemos conferir no decorrer dos episódios, especificamente em uma delas, o pai do protagonista não é mais o homem racista e violento do universo original, e seu irmão continua vivo. Além disso, Chris Smith (Pacificador) descobre que é um herói celebrado mundialmente e que não precisa mais enfrentar os traumas do passado.
No entanto, aos poucos, os fãs percebem sinais de que esse mundo é mais sombrio do que aparenta. Dois detalhes chamam atenção: todas as pessoas que habitam essa Terra têm pele branca, e o pai de Chris, que no universo principal é um supremacista, agora é reverenciado como herói. Esses indícios levam muitos a acreditar que Chris pode ter parado na Terra-X, um dos universos paralelos mais conhecidos da DC. Apesar de ainda não haver confirmação oficial, a teoria faz sentido com base nas pistas reveladas na série.

O terceiro episódio da segunda temporada de Pacificador, é ambientado neste novo mundo, oferecendo aos fãs a visão mais completa até agora do que Chris chama de “a melhor dimensão de todos os tempos!” Do ponto de vista narrativo, a insistência repetida de Chris em exaltar esta dimensão sugere que algo está errado, quase como se o próprio episódio alertasse o público.

Além disso, todos os figurantes que aparecem nesse universo têm pele branca. Considerando que a DC Studios já defendeu a diversidade em produções anteriores, é pouco provável que a mudança para um elenco exclusivamente branco seja casual. Mais coerente é interpretar que esse cenário totalmente branco serve como preparação para a revelação de que esta dimensão é, na verdade, a Terra-X, dominada pelos nazistas.
Mas o que é exatamente a Terra-X
Introduzida nos quadrinhos em 1973, a Terra -X é um mundo em que a Segunda Guerra Mundial se estendeu até 1968. Nesse cenário, a Alemanha, comandada por Hitler, saiu vitoriosa graças ao domínio da energia nuclear e ao uso de tecnologias capazes de controlar mentes. O comandante alemão concretizou seu plano de extermínio e eliminou todos que não se enquadravam na ideologia da raça ariana.
Esse contexto ajuda a explicar por que o pai de Chris não mantém atitudes racistas: simplesmente não há mais pessoas contra as quais nutrir preconceito. Além disso, ele esclarece a verdadeira natureza dos Soldados da Liberdade enfrentados pelo protagonista, que seriam, na realidade, integrantes de um grupo empenhado em derrotar os nazistas.
Se a teoria se confirmar, esta não será a primeira vez que uma série da DC adapta a Terra-X, já explorada em eventos anteriores como o crossover Crise na Terra-X no Arrowverso. O evento reuniu heróis das séries Supergirl, Arrow, The Flash e DC’s Legends of Tomorrow.

Exibido originalmente em novembro de 2017 nos EUA. Os episódios especiais mostravam os protagonistas enfrentando versões alternativas de si mesmos vindas da Terra-X.
Para mais informações sobre a segunda temporada da série, acesse aqui.