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Pedaço de mim prova que o brasileiro ama novelas

Recentemente vimos o lançamento de Pedaço de Mim, identificada como a “novela da Netflix”. Protagonizada por Juliana Paes, Vladimir Brichta e Felipe Abib alcançou o primeiro lugar no Brasil e em diversas partes do mundo (LEIA MAIS AQUI).

É até confuso falar que uma novela foi produzida por algo reconhecido por séries e filmes, obras com linguagens, características e ritmo diferentes entre si.

Há quem diga que Pedaço de Mim seja uma série e não uma novela, por diversos motivos: o primeiro deles, óbvio, estar na Netflix; o segundo seria sua duração, de apenas 17 capítulos e todos disponibilizados de uma única vez, mas existe algo que pode configurá-la de fato como uma novela, seus atores principais (a maioria rostos conhecidos da Globo) e sua trama “folhetinesca” – com reviravoltas, vilões declarados, uma protagonista decidida e inúmeros ganchos nos finais dos episódios.

O fenômeno da telenovela da Netflix alcançou o primeiro lugar em sua plataforma, com público e crítica elogiando a trama de Ângela Chaves (foto abaixo). Tal acontecimento tem explicação pelo comportamento cultural do próprio brasileiro.

Angela Chaves, autora de Pedaço de Mim

Tomo a liberdade para escrever alguns termos que utilizei na minha dissertação, justamente para descrever o que seriam telenovelas. Saindo da Netflix, tenho a plena certeza que qualquer pessoa neste país consiga enumerar pelo menos umas 20 novelas que vierem à sua mente.

Seja por grandes sucessos como Roque Santeiro (1985), Tieta (1989), a reconhecidíssima Vale Tudo (1988), as “Helenas do Leblon” de Manuel Carlos. Sucessos como O Cravo e a Rosa (2000), O Clone (2001), Senhora do Destino (2004) também merecem menção. Ainda as mais recentes como Avenida Brasil (2012), Verdades Secretas (2015), Cheias de Charme (2012) e Vai na Fé (2023)(citando apenas uma emissora). Fato é que nosso país ama novelas.  

Carminha e Nina em Avenida Brasil

UM FORTE ELEMENTO CULTURAL BRASILEIRO

A telenovela é um produto cultural profundamente enraizado na identidade brasileira e desempenha um papel significativo na sociedade e no cotidiano das pessoas. Originada como uma adaptação eletrônica dos folhetins do século XIX, a telenovela evoluiu para se tornar um dos principais formatos de entretenimento no Brasil. O gênero cativa o público com suas narrativas envolventes e serve como um espelho da sociedade, refletindo questões sociais, políticas e culturais contemporâneas.

É válido dizer que ela se incorporou ao meio cultural latino-americano, tornando-se um objeto importante de estudo como produto cultural. Falando em termos acadêmicos, autores como Raymond Williams (1997) classificam as telenovelas como uma forma cultural significativa. Quando abordam temas sociais, elas são uma “caixa de ressonância” para debates públicos, já que suas estruturas se alimentam de histórias e indagações da sociedade.

Desde as décadas de 1970 e 1980, quando as telenovelas ganharam o status de produtos mais rentáveis da indústria cultural brasileira, elas desempenham um papel central na formação da identidade cultural do país (Como explica publicação do periódico Questões Contemporâneas).

As telenovelas abordam uma ampla gama de temas, desde dramas familiares e romances até questões mais profundas como desigualdade social, racismo e política, permitindo que diferentes segmentos da população se vejam representados e discutidos

O sucesso da telenovela brasileira é devido à sua proximidade com o cotidiano e ao uso de uma “linguagem comum”. Os roteiros buscam atingir todas as camadas da sociedade e buscam a fácil compreensão.

família protagonista de Vai Na Fé

Essa capacidade de refletir o cotidiano e gerar identificação com o público faz das telenovelas um componente vital da identidade cultural brasileira. Elas não apenas entretêm, mas também educam e provocam discussões significativas entre os espectadores.

CONCLUSÃO

É correto afirmar que inúmeras produções estão disponíveis nas diversas plataformas de streaming, e não é exagero dizer que muitas se parecem entre si. No entanto, Pedaço de Mim talvez tenha cativado o público brasileiro por ter algo com a nossa identidade. Aposto ainda que a produção da Netflix irá contribuir positivamente para a aceitação das próximas novelas do MAX, o remake de Dona Beija e a inédita Beleza Fatal.

Não estou dizendo que o brasileiro gosta apenas de novela, visto sucessos como A Casa do Dragão (MAX), mas concluo este texto afirmando que a telenovela é parte integrante de nossa cultura, por isso Pedaço de Mim vem agradando.

A publicação que citei acima, descreve o “modo bem brasileiro de fazer novelas”: que consegue articular aspectos melodramáticos e realistas, seduzindo o público, partindo de uma matriz centrada no melodrama, mas que também permite outros cruzamentos narrativos como o policial, a aventura e o romance histórico, dentre outros. Elementos vistos em Pedaço de Mim.

 Mas já que citei A Casa do Dragão tenho pra mim que “familiares brigando por terreno” poderia facilmente ser uma novela escrita por Walcyr Carrasco – mas deixo este um assunto para um próximo texto.

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