Chaves é um sucesso absoluto na América Latina. O menino do barril e sua turma conquistaram fãs em todos os países sul-americanos e da América Central. E embora o programa não tenha se estabelecido nos Estados Unidos, a enorme comunidade latina presente na “Terra do Tio Sam”, frequentemente traz referências do humorístico para a cultura pop estadunidense.
E na noite do último sábado, ocorreu a mais recente dessas referências. O famoso programa Saturday Night Live é conhecido por semanalmente trazer convidados e por fazer paródias. O episódio contou com a participação do rapper porto-riquenho, Bad Bunny que em um esquete da atração, homenageou a criação mais famosa de Chespirito.
O cantor interpretou uma cena de pouco mais de quatro minutos, onde deu vida ao Quico e contou com ajuda de outros atores para recriar o universo de Chaves. Com cenário e figurino fiéis aos originais, a encenação mostrou como o artista valoriza a cultura do seu país, onde Chaves marcou várias gerações, e foi um aceno para todo o público latino-americano.

O responsável por dar vida ao Chaves foi o comediante Marcello Hernández, enquanto Chloe Fineman encarnou Dona Florinda, Sarah Sherman encenou Chiquinha e Andrew Dismukes assumiu o papel de Seu Madruga.
O elenco ainda contou as participações especiais de Kenan Thompson (Kenan & Kel) como Senhor Barriga e Jon Hamm como o Professor Linguiça.
A apresentação causou entusiasmo ao público que correu para as redes sociais com mensagens de carinho e nostalgia. Os fãs destacaram o cuidado com os detalhes da produção que respeitou o espírito do seriado original, criado por Roberto Gómez Bolaños em 1973. Outro elogio dos telespectadores é que o astro, confirmado como atração do intervalo do Super Bowl, segue colocando a cultura latina em evidência.
Recentemente, o filme Besouro Azul fez uma referência direta ao Chapolin Colorado. Durante o filme, há uma cena em que Jaime Reyes (interpretado por Xolo Maridueña) faz menção ao famoso bordão “Não contavam com minha astúcia!”, além de o herói aparecer em uma pequena gravação na televisão.
Essas homenagens mostram que, mesmo após décadas, o legado de Roberto Gómez Bolaños continua vivo e inspirando novas gerações de artistas. Seja em um clássico programa de humor ou em grandes produções de Hollywood, Chaves e Chapolin seguem representando com orgulho a essência da cultura latino-americana.
Veja o trecho publicado no canal oficial do Saturday Night Live: