Bridgerton, Wandinha, Stranger Things, Round 6… será que na era do streaming todas as séries precisam ser “a série mais assistida do ano” para conseguir uma continuidade? Será que não basta ser uma boa série com uma base leal de fãs?
Nos últimos anos, a Netflix cancelou muitas séries em sua primeira ou segunda temporada, eliminando qualquer chance de um aumento de visualizações ou de novas pessoas conhecerem a série. Muitas delas foram bem recebidas pela crítica e pelo público, porém seus números não alcançaram os de Bridgerton, Wandinha, Stranger Things e Round 6.
Abaixo, você confere uma lista com cinco séries canceladas pela Netflix em suas segundas temporadas.
The Sandman
A mais recente do clube “cancelada na segunda temporada” é The Sandman. Ao mesmo tempo em que, neste caso bem específico, seja compreensível o cancelamento, ela não deixa de fazer parte do grupo. Ainda mais quando, segundo a revista Variety, os planos de fazer da segunda temporada a última já existiam antes do começo das gravações dos novos episódios.
Neil Gaiman escreveu os quadrinhos da DC Comics que deram origem à série de 2022. Sandman é uma mistura complexa de mitos e fantasias sombrias, entrelaçadas ao longo de dez capítulos épicos que acompanham as aventuras de Sonho.
Ela possui uma média de 88% da crítica e 81% do público no Rotten Tomatoes (a título de comparação, essa média só não é maior do que a de Stranger Things, da lista de “grandes sucessos”). É uma média boa, no entanto, a série não tinha planos de ter continuidade. Por quê?
A segunda e última temporada de The Sandman está prevista para ser lançada ainda em 2025.
Shadow and Bone
Shadow and Bone é uma série de fantasia da Netflix que conta a história de Alina Starkov, uma órfã que descobre ter poderes extraordinários. A série é baseada nos livros homônimos da escritora Leigh Bardugo.
Na trama, a cartógrafa órfã Alina Starkov enfrenta forças sinistras quando descobre um poder extraordinário capaz de alterar o destino de seu mundo devastado pela guerra. Jessie Mei Li, Ben Barnes e Archie Renaux protagonizam esta adaptação dos romances do Grishaverse.
A Netflix lançou a série em 2021 e a cancelou após a segunda temporada em 2023. A série conta com uma média de aprovação de 83% da crítica e 84% do público no Rotten Tomatoes. Bridgerton, por exemplo, tem a nota da crítica virtualmente igual e 10% a menos em avaliação do público.
Warrior Nun
Lançada em 2020, Warrior Nun ainda teve a desvantagem de não poder ter uma promoção de verdade, pois o mundo vivia a pandemia da Covid-19.
A série conta a história de uma jovem órfã e paraplégica que acorda em um necrotério com poderes inexplicáveis. Em sua segunda vida, ela se vê no meio de uma batalha entre o bem e o mal.
Os quadrinhos de Ben Dunn serviram de inspiração para a série Warrior Nun, porém ela é totalmente diferente do material original.
A Netflix cancelou Warrior Nun após exibir sua segunda temporada em 2022, apesar da média de 84% da crítica e 97% do público no Rotten Tomatoes. Stranger Things, por exemplo, tem média de 90% na avaliação do público. Vale mencionar que a segunda temporada de Warrior Nun tem impressionantes 100% da crítica e 99% do público. Nenhuma outra série dessa lista conseguiu este feito.
The OA
The OA é uma série de 2016 e que até hoje perturba a cabeça dos fãs pelo cancelamento em um dos maiores cliffhangers da história da TV.
A série conta a história de Prairie, uma jovem cega que reaparece milagrosamente depois de estar desaparecida por sete anos. Isso, no entanto, não é a única coisa milagrosa do roteiro: Prairie agora pode enxergar!
Brit Marling interpreta a protagonista dessa série e, além disso, é produtora e criadora da história.
A Netflix cancelou a série após exibir sua segunda temporada em 2019. Ela tem uma avaliação de 84% da crítica e 83% do público no Rotten Tomatoes. Wandinha, por exemplo, tem 73% de aprovação da crítica.
Sense8
Sense8 é a única série desta lista que, apesar do cancelamento, teve um final adequado. Após o cancelamento em 2017, a indignação dos fãs foi tão grande que a Netflix lançou um episódio especial em 2018 para concluir a história.
Trata-se de uma série de ficção científica que conta a história de oito pessoas que se conectam mentalmente e emocionalmente. Uma organização persegue esses personagens, chamados de Sensates, para estudá-los e controlar seus poderes.
A Netflix lançou Sense8 em 2015, e a série se tornou um sucesso quase instantâneo ao redor do mundo. No entanto, a produção da segunda temporada enfrentou alguns problemas, o que atrasou seu lançamento. Para compensar a espera, a Netflix lançou um episódio especial. A Netflix lançou a segunda temporada em 2017, mas logo em seguida cancelou a série, causando grande comoção entre os fãs, especialmente os da comunidade LGBT+, que se identificavam com seus personagens diversos e representativos.
A avaliação de Sense8 pelo Rotten Tomatoes é de 86% da crítica e 85% do público. Para se ter uma ideia, um dos sucessos mais recentes da Netflix, Round 6, tem uma média de 73% na avaliação do público.
Retomo a pergunta: todas as séries da era do streaming precisam ser “a série mais assistida do ano” para conseguir uma continuidade? Você já decidiu não ver uma série por ter certeza de que a cancelariam? Ou você acha que o streaming está certo em cancelar séries que não atingirem números extremamente altos logo de cara? Deixe sua opinião aqui ou nas nossas redes.
Leia Também:
- Team Liquid é a organização de eSports mais assistida no mundo
- Rainbow Six Siege sozinho tem faturamento maior que quase todas as franquias da Ubisoft
- Activision revelou todas as armas presentes no lançamento de Black Ops 6
- DLC de Prince of Persia: The Lost Crown chega a todas as plataformas com história mais sombria