Matéria Escura é uma minissérie de ficção científica, lançada em 2024 pelo streaming AppleTV+ que adapta o livro de mesmo nome do autor Blake Crouch. Na história, Jason Dessen (Joel Edgerton) é um pai e professor de física universitária que, um dia, voltando para casa, é sequestrado e drogado por uma misteriosa figura mascarada. Quando acorda, Jason percebe que está em uma realidade alternativa e começa a procurar um caminho de volta para sua realidade e sua família.
Spoilers a partir daqui.
Matéria Escura é mais uma das inúmeras obras a surfar o hype do multiverso nos últimos anos. Porém, diferente das demais ela não foca em “cameos” e sim em usar o conceito para criar um drama intimista. Uma vez que o protagonista e o antagonista da série são a mesma pessoa, mas de universos diferentes.
E é neste ponto que começam as diferenças com o livro.
Protagonista
O livro no qual a série é baseada é em primeira pessoa, portanto a visão dos eventos ocorre pelos olhos do Jason que foi sequestrado (chamado de Jason 1). Porém, em uma série de TV de 9 episódios tal narrativa se tornaria insustentável, então a obra audiovisual nos apresenta também o ponto de vista do sequestrador.
Jason 2
Conhecido como Jason 2, o sequestrador é também criador da caixa que permite as viagens pelo multiverso. Ele é apresentado como a antítese do Jason Protagonista. Uma vez que é a versão que escolheu não ter um filho e seguir com sua pesquisa, assim se tornando uma pessoa solitária, mas rica e famosa no campo das ciências. Ao invés de um professor de física e um pai e marido amorosos.
E é nesta versão alternativa em que a série Matéria Escura complementa o livro. Visto que entendemos a complexidade deste personagem, que preferiu construir uma máquina, para ir a uma dimensão onde ele não deixou a mulher que amava. Ao invés de simplesmente ir conversar com essa mesma pessoa de seu universo.
Na relação com a sua esposa Daniella (Jennifer Connelly) e com seu filho Charlie (Oakes Fegley) é onde percebemos como uma escolha fez com que existissem Jasons tão diferentes.
Enquanto Jason Protagonista é amoroso e carinhoso com sua família. Jason Antagonista preza muito pelos bens materiais e por trazer a glória para a família, por exemplo, quando ele expõe as artes da esposa sem ela consentir, o que gera um conflito entre os dois.
Aos poucos a série Matéria Escura faz com que deixemos de odiar o Jason Sequestrador (algo que não ocorre no livro). Uma vez que começamos a entender sua mentalidade que, por mais errática que seja, tinha um fundo de boas intenções: trocar de lugar com sua versão alternativa e permitir que ambos possam viver a vida que sempre se indagaram.
A série faz também com que o personagem tenha um arco de redenção, ao final da narrativa, quando ele entende que não se pode apenas fugir de seus problemas.
Vale ressaltar também a exímia atuação de Joel Edgerton que consegue, com alterações sutis, interpretar o mesmo personagem que tiveram vidas completamente diferentes. Fazendo o Jason 1 com uma postura mais arqueada e fala mais interna. Enquanto o Jason 2 tem uma postura mais correta e uma fala mais projetada.
Amanda
Outra mudança do livro de Matéria Escura é a personagem da psicóloga Amanda (Alice Braga), que ajuda Jason 1 a buscar o caminho de volta para casa e entender o funcionamento da caixa.
Enquanto no livro Amanda é apenas a companheira de viagem de Jason 1, que usa seus conhecimentos do cérebro humano para que eles compreendam como viajar pelo multiverso. Na série ela age também como um contraponto emocional para ambos os Jasons. Uma vez que o Jason Antagonista vai em consultas psicológicas com a versão dela da Terra do Jason Protagonista.
De tal maneira ela serve para nos mostrar a decadência emocional e psicológica das duas versões do protagonista. Ao mesmo tempo que faz com que ambos entendam realmente quem são.
Além disso, na série é explícito que Amanda e Jason 2 tinham uma relação de romance. O que cria um conflito interno na personagem, que está ajudando o Jason 1 a voltar para a esposa. Sem contar as conversas que Amanda tem com Jason Protagonista durante as quais ela tenta entender o motivo de o Jason de sua terra tê-la abandonado.
O Final (quer dizer, quase)
O Final da série e do livro são basicamente iguais. Em ambos ocorre uma batalha, entre Jasons de várias realidades alternativas. E logo após Jason 1 e sua família entram na caixa e vão embora de sua realidade.
Porém, por apresentar mais do personagem do Jason 2 e mostrar seu processo de evolução de personagem, a série o faz ser a pessoa que permite com que o Jason Protagonista e sua família fujam da batalha. Assim, dando uma redenção ao personagem, em contraponto à sua versão literária, que é apenas um dos Jasons da batalha e que morre em um embate com o Jason 1.
Conclusão
Matéria Escura é uma obra audiovisual que se aproveita das limitações linguísticas de sua mídia para ampliar o drama e história do livro. Apresentando mais profundidade a personagens e fazendo com que entendamos motivações que no livro no eram claras. De certa maneira a série serve como uma “DLC” do livro, enriquecendo-o.