A segunda parte da sexta temporda da série The Good Doctor oficialmente chegou no Globoplay. A série é baseada no K-Drama homônimo. Entretanto, enquanto The Good Doctor (US) está indo para a sua sétima temporada, a série coreana terminou com duas temporadas – o que é bastante comum em K-Dramas.
ATENÇÂO CONTÊM ALGUNS SPOILERS SOBRE ACONTECIMENTOS DA SÉRIE
The Good Doctor e suas críticas sociais
The Good Doctor conta a história de Shaun Murphy, um residente que convive com os desafios de ser uma pessoa autista. Enquanto isso, a série mostra (também) os desafios de se viver em sociedade seja você quem for.
As primeiras temporadas da série dão um foco muito grande em como Shaun conquistará seu espaço, apesar da sua díficil convivência. O respeito mútuo é posto em cheque diversas vezes. Enquanto isso, vemos Shaun Murphy evoluindo como pessoa e como médico.
Apesar do foco, há várias outras discussões sociais
Contudo, a série é muito mais que apenas uma série médica ou uma série para debater o comportamento e o tratamento que pessoas do espectro atutista têm e recebem. A série discute várias outras questões sociais, tais como: violência doméstica, abusos, lgbtfobia, racismo, dentre outros.
Em alguns momentos, The Good Doctor não economiza nas críticas sociais e te mostra que o hospital na verdade é só um pano de fundo, quase um Chroma Key. Há momentos em que o próprio Shaun se vê tendo que debater seus preconceitos. Por causa de sua condição, ele não consegue entender algumas nuances da vida adulta, mas (ao aprender) ele mostra que está sempre aberto a evoluir.
A série procura retratar seus protagonistas de forma única. Cada um possui suas particularidades e apesar de serem “mente aberta”, possuem preconceitos a serem desconstruídos. Em uma das temporadas, o foco era mostrar que a desigualdade social afeta bastante os seres humanos. Com isso vemos os médicos indo para uma missão humanitária na Guatemala. Talvez a série não precisasse de levar os personagens à outro país para que eles lidassem com esse fator. Poderiam mostrar a realidade do próprio Estados Unidos, enquanto o país não possui um sistema de saúde público e o quanto isso afeta quem não pode pagar suas contas. Entretanto, isso não é nem tema recorrente da série.
Apesar disso, tiveram (várias vezes) várias crises finaneceiras no hospital e momentos em que ele quase fechou.
A sexta temporada coroa a constante evolução do doutor Shaun e mostra ele sendo muito mais humano que parece, pois sua condição passa a ideia de que ele não possui sentimentos. Entretanto, não só na sexta, mas em todas as temporadas vemos um Shaun bem humano, demonstrando seus medos e paixões.
The Good Doctor definitivamente é mais que uma apenas uma série que retrata o dia a dia de um hospital.
Sétima temporada adiada
Adiou-se a sétima temporada da série por causa da greve dos roteristas e dos atores. A expectativa é de que a temporada estréie em 2024, mas não tem nenhuma data divulgada ainda. Como de praxe, em quaisquer produções audiovisuais, alguns personagens não retonarão para temporada. Entretanto, não significa que não aparecerão em algum momento, pois até quem falece (dentro da série) retorna de alguma maneira.
The Good Doctor está disponível no Globoplay.
Nenhuma matéria relacionada.