The Penguin pode ter aberto caminho para que a Corte das Corujas aparecer em The Batman – Parte II. Ambientados fora do universo principal da DC, tanto The Batman quanto The Penguin exploram uma Gotham ainda mais sombria e realista. Nessa versão, vilões “pé no chão”, como o Charada, o Pinguim e o Coringa, dominam a cidade. Com o retorno de Robert Pattinson já confirmado para 2026, a série The Penguin pode estar preparando o terreno para novos antagonistas no universo do Batman.
Além disso, esses projetos destacaram a enorme disparidade entre ricos e pobres em Gotham, dentro da franquia DC Elseworlds. Por exemplo, em The Batman, o Charada, interpretado por Paul Dano, é alguém que cresceu na pobreza e direciona sua ira contra a elite. Ele despreza os poderosos que, repetidamente, negligenciam os mais vulneráveis. Ironicamente, porém, seu alvo principal é Bruce Wayne, o bilionário recluso que também é o Batman. Embora essa divisão social já fosse enorme, as ações do Charada a tornaram ainda mais visível, acentuando assim as tensões sociais na narrativa sombria da franquia.
A Corte das Corujas no Universo de Matt Reeves
O enredo citado continua sendo um tema central em The Penguin, onde as ações do Charada deixaram um impacto profundo em Gotham City, levando a uma maior queda da elite na corrupção e ampliando ainda mais a divisão social. Essa trama tem alimentado especulações de que a Corte das Corujas possa aparecer em The Batman – Parte II. Nos quadrinhos da DC, a Corte das Corujas é uma organização secreta composta pelos cidadãos mais ricos de Gotham, que têm moldado a cidade desde sua fundação. Conhecidos por seus assassinatos brutais, eles seriam antagonistas ideais para a sombria abordagem de Matt Reeves, trazendo novos desafios para o Batman de Robert Pattinson.
Teorias sobre a introdução da Corte das Corujas em The Batman – Parte II ganharam força após os epsiódios 6 e 8 da série, como lembra o Screen Rant. Vemos que flutuações de poder e escândalos de corrupção aprofundam ainda mais o abismo entre as classes sociais em Gotham City. Oz (O Pinguim) revela que políticos foram pressionados a redirecionar poder e recursos para as comunidades mais ricas, deixando os mais pobres ainda mais desamparados. Esse contexto reforça a possibilidade de que a Corte das Corujas, uma organização secreta formada pelos poderosos de Gotham, possa ser o próximo grande inimigo do Cavaleiro das Trevas, perfeitamente alinhada à narrativa sombria e socialmente crítica de Matt Reeves. Outra referência ocorre no episodio final da série, onde a decoração da sala da prefeitura lembra a silhueta de corujas.
Oz sugere que os políticos de Gotham City passaram a agir como uma verdadeira cabala, controlando a cidade a seu bel-prazer. Esse cenário traça um paralelo claro com a Corte das Corujas dos quadrinhos da DC, uma conexão que se torna difícil de ignorar. Na mitologia da DC, a Corte tem suas sedes escondidas em diversos edifícios de Gotham. Esse esquema secreto poderia espelhar tanto a nova base de operações subterrânea de Oz quanto a Batcaverna de Bruce Wayne, localizada abaixo da Wayne Tower. A cultura elitista e corrupta de Gotham torna a introdução da Corte das Corujas provável para a sequência.
The Batman Parte II tem previsão de estreia para 2 de Outubro de 2026.