The Penguin, série derivada do filme The Batman, está em exibição na Max e na HBO todo domingo e ela pode ter introduzido uma versão completamente diferente e inédita do Robin que estamos acostumados, trata-se de Victor Aguilar (Rhenzy Feliz) o fiel ajudante de Oswald Cobblepot (Colin Farrell).
No filme de 2022 não há nenhum Robin, porém isso se deve ao fato de que o Bruce Wayne de Robert Pattinson ainda é jovem, o que faz com que ele ainda não tenha conhecido um ajudante. O que não impede de que isso aconteça no futuro.
Enquanto não temos novas informações sobre The Batman parte II, a Gotham City do diretor Matt Reeves está sendo expandida na nova série da HBO. Basicamente a história se concentra nas ruas de Gotham e revela os jogos de poder que acontecem entre os grupos criminosos. Em meio aos cantos escuros da cidade, há uma história que mostra como o mundo de The Batman apresenta uma versão sombria e distorcida do Robin, só que o personagem em questão não tem relação com o Cavaleiro das Trevas, mas igualmente desempenha um papel fundamental no elenco de The Penguin .
Victor Aguilar tem uma história de origem de Robin
Victor Aguilar, como publicou o Screen Rant é um dos personagens mais importantes da série. Embora ele não seja de fato o Robin, Aguilar tem uma história de origem muito semelhante a um dos ajudantes do Batman, Jason Todd. Assim como Jason, Aguilar apareceu tentando roubar as rodas de um carro quando o dono do veículo o recrutou. No entanto, ao contrário do herói, Aguilar se viu envolto no mundo do crime pelo Pinguim, tornando-se seu ajudante.
As referências a Jason Todd são feitas até mesmo na imagem promocional de divulgação do personagem, onde vemos uma sombra atrás de Victor que lembra bastante um pé de cabra. Vale o destaque de que Jason, morreu pelas mãos do Coringa justamente com este objeto.
Assim como a dinâmica Batman/Robin nos quadrinhos, também há um equilíbrio desigual de poder entre Victor e o Pinguim. Oz Cobb tem jogado o jogo longo no submundo do crime, o que o torna um veterano experiente na situação em que ele e Victor estão. No entanto, o jovem personagem não tinha laços com aquele mundo antes de conhecer Oz, o que dá ao Pinguim todo o poder no relacionamento.
Oz lentamente empurra Victor para essa vida de crime, com Aguilar impressionado com a nova vida que ele nunca poderia ter sem o Pinguim.
Enquanto não vemos o Robin original no universo de The Batman, temos um filme animado protagonizado por ele e Dick Grayson programado para 2026.