A produtora de cinema gaúcha Lumine realizará um documentário sobre o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul. Intitulada de A Memória da Água, a produção fará uma cobertura completa sobre os estragos causados, desde nos abrigos até as cidades devastadas. Ela também contará com entrevistas de vítimas da tragédia.
As gravações deram início em maio e a produção ainda está em estágio de captação de imagens. Além das produzidas, o documentário contará com vídeos e fotos enviadas para a Lumine. A empresa também reunirá relatos de pessoas de vários municípios do estado afetados pela chuva.
“Esse documentário é uma construção coletiva porque faz parte da realidade de quem está vivendo isso. Tudo aconteceu rapidamente e em vários lugares. Recebemos muitos relatos do momento em si, das pessoas que gravaram com seus celulares, com a água alta, dentro de casa, ilhados”, explicou o diretor, Gustavo Leite.
O documentário mostrará todo o impacto das enchentes, com análise técnica e depoimentos de especialistas sobre o tema. Porém, o diretor ressalta que o foco é mostrar a realidade dos fatos:
“Muito desse filme está atrelado ao título, à memória das coisas que aconteceram pelo efeito da água. Vamos fazer um retrato dessa realidade, expondo a humanidade de cada vida que foi impactada direta e indiretamente por essa tragédia. E também de quem não foi afetado, mas resolveu ajudar”.
O fundador da Lumine, Matheus Bazzo complementa: “A ideia do filme é recuperar essa memória para evitar que se esqueça o que aconteceu e como as pessoas reagiram a isso. A realidade precisa ficar gravada no nosso coração. Precisamos dessa memória viva para honrar os que se foram, eternizar as histórias de quem enfrentou as enchentes e enobrecer os atos heróicos dos que salvaram tantas vidas”
A previsão de lançamento de A Memória da Água é para 2025 e será disponibilizado gratuitamente no YouTube da Lumine. Caso tenha algum depoimento ou imagem, acesse o formulário da empresa. Também é possível compartilhar o relato nas redes sociais usando a hashtag #AMemóriadaÁgua.