Programado para estrear em 15 de março no Amazon Prime Video e no Apple TV+, o documentário Earth Protectors é uma reflexão sobre a escala do problema ambiental e como ele se desenvolve no planeta. A produção acompanha a artista e filmmaker Anne de Carbuccia pelo mundo em sua busca por explicar concreta e artisticamente o desenvolvimento do problema ambiental. Para isso, Earth Protectors dá espaço para pessoas exemplares das mais variadas localidades mostrarem suas realidades e como encabelam movimentos ambientais para frear o avanço das tribulações. O documentário acerta onde dói: nossa zona de conforto, pois nos faz questionar “e quando o problema ambiental finalmente chegar em nós?”. Acredite, não está tão longe quanto pensamos.
“Quero levar os espectadores em uma jornada e inspirá-los. Quero que percebam que cada um de nós pode tornar-se uma força geológica positiva. Os nossos pensamentos e ações diárias afetam o planeta como um todo, e isso é fortalecedor. Significa que, se a humanidade assim o desejar, poderemos mudar o futuro do nosso planeta da noite para o dia.” – Anne de Carbuccia
Após crescer ouvindo histórias do explorador e oceanógrafo (e amigo da família) Jacques Cousteau, o gosto e a curiosidade da apresentadora do documentário Anne de Carbuccia cresceu e tornou-se sua paixão e trabalho. A artista percebeu, durante suas viagens, a beleza e a importância da natureza proporcionada por nosso planeta. Contudo, junto à admiração, cresceu também a preocupação com o rumo dos recursos naturais. Tendo acompanhado por anos Anne tornou-se uma ativista, usando sua arte como forma de expressão quanto aos crescentes problemas.
Earth Protectors explora os contatos realizados por ela durante as viagens aos locais de maior impacto ambiental no mundo – seja para mostrar a beleza natural, o problema instaurado no local ou até mesmo os dois. Nestes locais o público é apresentado a algumas das exemplares pessoas que podem ser realmente chamadas de Protetores da Terra (tradução livre de Earth Protectors). Himalaia, Amazônia, Baikal, Lampedusa, Africa (local não especificado), Maldivas, Tivoli, Japão e muitos outros lugares que contam com seus protetores foram apresentados e representados nas fotos artísticas de Anne – chamadas por ela de “instalações”.
“Entendi desde cedo que nao havia outra forma de contar a historia dessa perda sem integrar também a perda cultural” – Anne de Carbuccia
No documentário os espectadores podem esperar muitos contextos históricos, além da impressão de uma pessoa “de fora” na voz da artista, que também se surpreende e impressiona com os trabalhos locais de preservação tanto quanto com os níveis de poluição, desmatamento, etc. A Drª Julie Pullen é apresentada como a voz da ciência por trás dos acontecimentos apresentados no documentário. As explicações visuais junto à sobreposição de voz da Drª fazem da produção algo fácil e simples de ser compreendido. A forma como as histórias são contadas também é louvável. A edição intercala os comentários feitos em estúdio por Anne, mostrando as fotografias de suas instalações, com a história por trás delas, como foi a chegada, a análise do local, a escolha da composição e a montagem do produto final!
Earth Protectors é um documentário intrigante sobre como os problemas da Terra hoje afetam pequenas comunidades, mas deixa claro um questionamento que se responde rapidamente: e quando isso chegar em nós? Anne propõe não só uma revisita aos conceitos básicos do consumo diário como também no estilo de vida como um todo. A produção ainda deixa clara a intenção ao descrever já no início: “atenuamos a pegada ecológica do filme reduzindo a equipe e reflorestando. A venda das obras foi em prol da região”.
Nenhuma matéria relacionada.