O Dia do Cinema Brasileiro, celebrado hoje, 19 de junho, ganha um destaque especial com a estreia de “Vitória”, segundo filme Original Globoplay. Estrelado por Fernanda Montenegro, o longa chega ao streaming após passar quase três meses em cartaz e levar mais de 700 mil espectadores aos cinemas nacionais.
Uma história real de coragem e resistência
Com direção de Andrucha Waddington e roteiro de Paula Fiuza, Vitória é inspirado na história real de Joana Zeferino da Paz, conhecida publicamente como Joana da Paz. Aos 80 anos, a aposentada gravou durante dois anos, da janela de seu apartamento em uma comunidade no Rio de Janeiro, 22 fitas que documentaram o tráfico de drogas local.
As imagens levaram à expedição de 30 mandados de prisão, resultando na detenção de 13 criminosos e dois policiais militares. Joana foi incluída no Programa de Proteção à Testemunha, viveu sob identidade sigilosa por 17 anos, e faleceu em 2023, aos 97 anos, pouco após o fim das filmagens.
Fernanda Montenegro lidera elenco de peso
Indicada ao Oscar e considerada um ícone do cinema nacional, Fernanda Montenegro interpreta a protagonista com sensibilidade e potência emocional. Ao seu lado, nomes como Linn da Quebrada, Laila Garin e Jennifer Dias ajudam a compor essa história de impacto social e força feminina.
O filme também destaca a participação do jornalista Fábio Gusmão (interpretado por Alan Rocha), profissional que publicou, em 2005, as reportagens no jornal Extra que revelaram o caso ao país. A obra é inspirada no livro “Dona Vitória Joana da Paz”, escrito pelo próprio jornalista.
Produção e distribuição
Produzido pela Conspiração, com coprodução da MyMama Entertainment e do próprio Globoplay, Vitória conta com apoio da Globo Filmes e distribuição da Sony Pictures. Após sua estreia no streaming, o longa também estará disponível no Telecine.
O projeto sucede o premiado “Ainda Estou Aqui”, primeiro filme Original Globoplay, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Sinopse de “Vitória”
Inspirado em uma incrível história real, “Vitória”, interpretada por Fernanda Montenegro, conta a emocionante trajetória de uma aposentada que desmontou uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela de seu apartamento no Rio de Janeiro. Com a ajuda de um amigo jornalista, ela enfrenta riscos e perigos de uma situação inimaginável. Um filme sobre coragem, força e resiliência.
Nenhuma matéria relacionada.