A franquia Pokémon completou 27 anos em 2023. Como uma franquia relativamente nova, se comparada com outras franquias de sucesso dos videogames, conseguiu ser tão lucrativa e famosa?
Bom, há vários fatores que explicam esse sucesso fenomenal da franquia de monstrinhos. Uma explicação são os monstrinhos carismáticos da primeira geração até a nona.
Por mais que controlássemos uma personagem (e hoje podemos customizá-la para ficar o mais próximo de nós), os verdadeiros protagonistas são os Pokémon. RPG por turnos não era uma novidade em 1996, mas o fato de você ter que capturar monstros e usá-los em batalha era algo surreal.
A mecânica era convidativa por ser, em tese simples, aliado ao fator de você ter que jogar num console portátil, fez com que Pokémon explodisse em vendas. É verdade que a primeira gen seja a mais bugada, em vários aspectos de gameplay, mas o público alvo não era tão ligado nisso pois eram crianças.
Anime
Como quase tudo que faz sucesso no Japão vira anime, Pokémon não ficou de fora da brincadeira. O primeiro anime trouxe as aventuras de Ash (Satoshi) e durou 25 anos. Talvez seja culpa da nona geração esse fechamento das aventuras de Ash pois a temática não condiziria com a personagem, já que ele teria um “downgrade” na vida dele.
Esse downgrade aconteceu em Alola e foi bastante criticado, apesar disso foi em Alola que ele ganhou a primeira Liga Pokémon.
Com o sucesso do anime, vários filmes e spin off saíram. Enquanto os filmes traziam Ash e sua turma como protagonistas, os spin offs se permitiam ir além.
A série Chronicles tem um especial baseado na segunda geração e no lendário Raikou, enquanto isso o spin off Origins é sobre os primeiros jogos. Sempre imaginamos como seria uma animação puramente fiel aos jogos e eles responderam. A série Gerações também é baseada nos jogos.
O anime com Ash deu lugar a outro anime com uma nova protagonista.
Pokémon GO/ TCG/ Unite
TCG
Enquanto a franquia faturava, aumentava o leque de opções da The Pokémon Company. Com o boom dos Trading Cards Game no início dos anos 2000, Pokémon também não ficou de fora. Até hoje o jogo possui bastante adeptos. Por isso, ele faz parte do programa oficial de competições.
Pokémon Go
O que uma pegadinha de primeiro de abril, um jogo mobile e Pokémon tem em comum? Tudo. Em novembro de 2012, Ingress dava suas caras para o Android. Contudo, a Niantic (ainda uma incubada do Google) tinha um jogo de sucesso que utilizava GPS e o mundo real ao seu favor como fator diferencial.
Em 2014, o Google lançou um jogo como pegadinha de primeiro de abril. O jogo consistia em capturar Pokémon ao redor do mundo, através do Google Maps.
Caindo nas graças do público, a pegadinha deixou uma pergunta e uma vontade. Seria possível capturar Pocket Monsters no mundo real? Já que os monstrinhos existirem de verdade é ainda impossível, a solução foi criar um jogo que funciona com realidade aumentada.
A empresa escolhida foi justamente a Niantic. Portanto, o jogo já usava a base de Ingress no uso do GPS e mundo real e adaptou-se para a realidade do universo Poké. O jogo foi um verdadeiro estouro, fazendo com que pessoas que nem se interessavam pela franquia desse uma chance. Pessoas não consideradas nerds viraram nerds por pelo menos um período de tempo.
Apesar de não fazer o mesmo sucesso hoje em dia, PKM GO mantém uma base sólida de jogadores ao redor do planeta.
Pokémon Unite
Pokémon Unite é um MOBA de Pokémon. Sim, isso mesmo que você leu. O MOBA Gratuito está disponível para Smartphones e Nintendo Switch. Sua jogabilidade é um pouco mais simples, se comparada com alguns concorrentes, mas ainda se mantém desafiadora dependendo do Poké escolhido.
Sendo puramente um jogo voltado pro multiplayer, Unite conta vários mapas e modos de jogos.
Gotta Catch’n All…
Conheça mais a Blackhat
Esta matéria é um oferecimento Bubble Mix Tea – rede de franquias pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil!
Nenhuma matéria relacionada.