Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rainha do Carvão estreia hoje na Netflix

A partir de hoje, está disponível no catálogo da Netflix a coprodução argentino-espanhola, Rainha do Carvão, que já foi exibida nos cinemas desses países ao longo deste ano.

Da realidade à ficção

Rainha do Carvão“Miss Carbón”, em seu título original — é um longa-metragem baseado em fatos reais. Através de sua protagonista, o filme apresenta a história de Carlita Rodriguez, a primeira mulher trans a trabalhar como mineradora na cidade de Río Turbio, localizada no sul da Argentina.

Nesse contexto, a obra retrata uma dupla conquista da personagem principal: por um lado, a afirmação e o respeito ao seu direito à identidade de gênero; por outro, a quebra de uma lógica machista e patriarcal, na qual apenas “homens” podiam trabalhar dentro de uma mina.

Contexto

O filme retrata um momento fundamental na trajetória da protagonista: a sanção da Lei de Identidade de Gênero na Argentina, em 9 de maio de 2012. A legislação reconheceu a identidade de gênero como um direito humano, permitindo a retificação registral de nome e sexo de acordo com a autopercepção, sem patologização, além de garantir o acesso a tratamentos de saúde voltados à adequação corporal.

Elenco e equipe autoral

Lux Pascal (Amores Materiais) interpreta Carlita Rodriguez e conta com a participação especial de Paco León (A Casa das Flores, Kiki: Os Segredos do Desejo). O elenco é completado por José Román, Laura Grandinetti, Romina Escobar, Simone Mercado, Federico Marzullo, Gabriella Pastor e Agostina Inella.

Natural da Patagônia argentina, Erika Halvorsen assina o roteiro do filme ao lado de Mara Pescio. A história foi desenvolvida a partir do encontro da roteirista com a verdadeira Carlita Rodriguez, durante uma edição da Festa Nacional do Carvão. Já a direção ficou a cargo de Agustina Macri.

História em primeira pessoa

Antes da estreia nos cinemas argentinos, a verdadeira Carlita Rodriguez concedeu diversas entrevistas, nas quais compartilhou detalhes da experiência que inspirou o filme. A seguir, um breve registro de uma delas, em espanhol.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *