A aclamada série Arcane ganhou os streamings neste ano. Sendo uma das animações mais esperadas dos últimos anos, a série de League of Legends que conta a história de Vi e Jinx angariou um público externo ao universo dos jogos da Riot Games. Apesar disso, Arcane não chegou perto de pelo menos pagar os custos de produção.
Arcane é a série de animação mais cara da história, com as duas temporadas juntas custando um total de mais de 250 milhões de dólares para produzir e comercializar. Disponibilizada pela Netflix, a série foi um grande sucesso de audiência, porém não conseguiu reverter financeiramente para a empresa.
A informação sobre o prejuízo que a série teve já era conhecido, porém os valores eram nebulosos. A notícia trazendo os números vieram através de um relatório da Bloomberg, onde foi demonstrado que grande parte do orçamento utilizado partiu da própria Riot e não da Netflix. A gigante americana detentora dos direitos fez questão de manter o controle total da produção, logo a maior parte do dinheiro gasto para financiar, desenvolver e produzir veio da Riot. Este modelo adotado é uma surpresa, já que o formato padrão do mercado para adaptações é o de licenciamento que é mais fácil para quem sede os direitos além de ser mais lucrativo.
O relatório sobre o orçamento aponta que que a Netflix pagou à Riot cerca de US$ 3 milhões por episódio, e a empresa controladora Tencent pagou US$ 3 milhões para transmitir o programa na China. Considerando o total de 18 episódios com as duas temporadas, os valores não chegam a metade do valor final gasto de 250 milhões de dólares, ou seja, a Riot bancou muito mais que a metade do custo de Arcane.
Apesar do aparente prejuízo o cofundador da Riot Games, Marc “Tryndamere” Merrill aponta que independente dos valores, a série foi um grande sucesso:
“As pessoas que olham para o mundo através de uma lente cínica, transacional e de curto prazo realmente têm dificuldade para entender a Riot. Isso aconteceu com várias pessoas que tentaram afirmar que jogos gratuitos de alta qualidade não funcionariam, que os eSports nunca funcionariam, que nossa música era insana e agora estão dizendo que a Arcane não foi incrível e não valeu a pena.”
“Essas pessoas acham que criamos coisas como Arcane para vender skins quando, na verdade, vendemos skins para criar coisas como Arcane. A Riot é uma empresa orientada por uma missão em que os Rioters estão constantemente se esforçando para tornar melhor a vida de um jogador. É por isso que temos feito isso com sucesso repetidas vezes em vários jogos e agora em vários negócios/meios – jogos, esportes, música e animação. Fazemos tudo certo? Não. Mas não estamos concentrados na extração de lucros a curto prazo – estamos concentrados em oferecer um valor excepcional ao nosso público a longo prazo, sempre e sempre. Para deixar claro, a Arcane foi um sucesso para os jogadores e, portanto, foi um sucesso para nós.”
As palavras fortes de Tryndamere apontam que este caminho do prejuízo foi esperado pela Riot. Porém, o objetivo com o prejuízo não foi alcançado, pois o desejo da empresa, estipulado pelo relatório, era se tornar uma referência da mídia com a ajuda de Arcane. Isto não foi possível por falta de um plano sólido do estúdio para recuperar os gastos com a série, por isso as diversas temporadas programadas foram condensadas em somente duas.
A informação sobre a falta de um plano para recuperar o dinheiro, foi obtida através de pessoas internas da Riot. A expectativa era que a série não daria lucros a empresa, porém, segundo os informantes, é esperado que a segunda temporada possa render o suficiente para “pelo menos atingir o ponto de equilíbrio financeiro”.
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