Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Riot Games banca mais da metade do custo de Arcane

Riot Games banca mais da metade do custo de Arcane

A aclamada série Arcane ganhou os streamings neste ano. Sendo uma das animações mais esperadas dos últimos anos, a série de League of Legends que conta a história de Vi e Jinx angariou um público externo ao universo dos jogos da Riot Games. Apesar disso, Arcane não chegou perto de pelo menos pagar os custos de produção.

Arcane é a série de animação mais cara da história, com as duas temporadas juntas custando um total de mais de 250 milhões de dólares para produzir e comercializar. Disponibilizada pela Netflix, a série foi um grande sucesso de audiência, porém não conseguiu reverter financeiramente para a empresa.

A informação sobre o prejuízo que a série teve já era conhecido, porém os valores eram nebulosos. A notícia trazendo os números vieram através de um relatório da Bloomberg, onde foi demonstrado que grande parte do orçamento utilizado partiu da própria Riot e não da Netflix. A gigante americana detentora dos direitos fez questão de manter o controle total da produção, logo a maior parte do dinheiro gasto para financiar, desenvolver e produzir veio da Riot. Este modelo adotado é uma surpresa, já que o formato padrão do mercado para adaptações é o de licenciamento que é mais fácil para quem sede os direitos além de ser mais lucrativo.

O relatório sobre o orçamento aponta que que a Netflix pagou à Riot cerca de US$ 3 milhões por episódio, e a empresa controladora Tencent pagou US$ 3 milhões para transmitir o programa na China. Considerando o total de 18 episódios com as duas temporadas, os valores não chegam a metade do valor final gasto de 250 milhões de dólares, ou seja, a Riot bancou muito mais que a metade do custo de Arcane.

Riot Games banca mais da metade do custo de Arcane

Apesar do aparente prejuízo o cofundador da Riot Games, Marc “Tryndamere” Merrill aponta que independente dos valores, a série foi um grande sucesso:

“As pessoas que olham para o mundo através de uma lente cínica, transacional e de curto prazo realmente têm dificuldade para entender a Riot. Isso aconteceu com várias pessoas que tentaram afirmar que jogos gratuitos de alta qualidade não funcionariam, que os eSports nunca funcionariam, que nossa música era insana e agora estão dizendo que a Arcane não foi incrível e não valeu a pena.”

“Essas pessoas acham que criamos coisas como Arcane para vender skins quando, na verdade, vendemos skins para criar coisas como Arcane. A Riot é uma empresa orientada por uma missão em que os Rioters estão constantemente se esforçando para tornar melhor a vida de um jogador. É por isso que temos feito isso com sucesso repetidas vezes em vários jogos e agora em vários negócios/meios – jogos, esportes, música e animação. Fazemos tudo certo? Não. Mas não estamos concentrados na extração de lucros a curto prazo – estamos concentrados em oferecer um valor excepcional ao nosso público a longo prazo, sempre e sempre. Para deixar claro, a Arcane foi um sucesso para os jogadores e, portanto, foi um sucesso para nós.”

As palavras fortes de Tryndamere apontam que este caminho do prejuízo foi esperado pela Riot. Porém, o objetivo com o prejuízo não foi alcançado, pois o desejo da empresa, estipulado pelo relatório, era se tornar uma referência da mídia com a ajuda de Arcane. Isto não foi possível por falta de um plano sólido do estúdio para recuperar os gastos com a série, por isso as diversas temporadas programadas foram condensadas em somente duas.

A informação sobre a falta de um plano para recuperar o dinheiro, foi obtida através de pessoas internas da Riot. A expectativa era que a série não daria lucros a empresa, porém, segundo os informantes, é esperado que a segunda temporada possa render o suficiente para “pelo menos atingir o ponto de equilíbrio financeiro”.

Para mais notícias sobre streaming acesse Black Company em Streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr