O streaming brasileiro Lumine está em vigor há 06 anos e é a maior plataforma católica da América Latina. Seu catálogo conta com filmes clássicos e autorais, além de documentários, séries e desenhos infantis, visando o equilíbrio entre boas produções e qualidade de conteúdo.

Para facilitar o acesso aos conteúdos audiovisuais, as plataformas de streaming transmitem conteúdos multimédia diretamente pela internet, sem precisar de download. Grandes nomes do mercado mundial estão aderindo a tal serviço, como Amazon e o Mercado Livre. Entretanto, não é somente as e-commerce que estão investindo nessa tecnologia, o empresário Matheus Bazzo decidiu lançar a sua própria plataforma para atingir um nicho específico: os católicos.
Assim, foi criado o serviço brasileiro de vídeo sob demanda no ano de 2019, a Lumine. Atualmente, o streaming é a maior plataforma católica da América Latina, proporcionando conteúdos que une o cinema autoral, espiritualidade e curadoria refinada. Há 06 anos no ar, o streaming conta com um catálogo com mais de 800 horas de vídeo, dentre elas com 55 produções de própria autoria e possui mais de 500 mil seguidores.
A Lumine possui mais de 220 mil assinaturas desde a fundação, sendo acessada por Smart TV ou smartphone. Parte de seu conteúdo também pode ser verificado através do YouTube, ofertados de maneira gratuita. A empresa oferece transmissão de clássicos do cinema mundial como Charles Chaplin e Hitchcock, filmes, séries e desenhos católicos, documentários e produções originais como “Deus: A Procura” e “Apóstolo do Brasil: a missão de São José de Anchieta”. Em 2024, o streaming registrou mais de 1,6 milhões de horas consumidas.

A sede da Lumine é localizada em Porto Alegre – RS, fundada por Matheus Bazzo, criador do clube por assinatura religioso Minha Biblioteca Católica. A princípio, Bazzo produziu o documentário “O Jardim das Aflições”, em 2019, e a minissérie “Filhos de Cister” com três episódios. Ali, percebeu a oportunidade de criar uma plataforma específica para tais conteúdos com temática espiritual e fundou a Lumine seis meses depois.
“A Lumine começou como uma iniciativa estruturada totalmente do zero e sem grandes investimentos. Fomos crescendo aos poucos, expandindo o catálogo, melhorando a tecnologia, ampliando nosso time. Chegou o momento em que precisávamos nos posicionar sobre aquilo que já estávamos fazendo: como a principal alternativa de entretenimento para as famílias cristãs no Brasil”, detalhou Bazzo ao Metrópoles em entrevista em 2021. Já para a Revista Oeste, em 2025, o fundador comenta “Nosso foco está na qualidade, não em volume. Buscamos criar filmes belos, com histórias bem contadas e capazes de tocar o espectador, despertando reflexão e impacto estético”.

Ele ainda explica que há uma preocupação e uma curadoria rigorosa com conteúdo disponibilizado na plataforma, alternando entre conteúdos religiosos e produções como Akira Kurosawa. O público infantil também é o foco da produtora, promovendo programas que contribuem com o imaginário da criança ao mesmo tempo sob a cautela e sensibilidade.
Neste ano, a Lumine ainda prepara novas produções originais como os filmes sobre São Carlo Acutis, um dos últimos santos canonizados pela Igreja, e sobre Cardeal John Henry Newman, que em novembro será proclamado Doutor da Igreja. Além disso, também será produzido um documentário sobre as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Para mais notícias sobre streaming, além de conteúdo sobre animação, filmes, séries, anime, e-sports, games, livros, músicas, HQs, mangá, tecnologia e muito mais, acesse o nosso portal!