Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Super Mario Bros: O Filme é bom?

AVISO: CONTÉM SPOILERS DO FILME SUPER MARIO BROS: O FILME

Super Mario Bros: O Filme é a mais nova aventura do encanador bigodudo fora dos videogames. O filme estreou, oficialmente, no dia cinco de abril (Brasil) e logo na primeira semana se envolveu em “polêmica”.
A animação foi alvo de críticas negativas por uma parte da mídia especializada. Uma das críticas é sobre o enredo ser genérico. Entretanto, é preciso lembrar que os próprios jogos não trazem enredos elaborados.

O Mario, assim como todos aqueles que o rodeiam, tem uma fama de quase 4 décadas. Por isso, fazer um filme sobre ele seria/é um desafio muito grande. Existem várias adaptações, que foram feitas ao longo dos anos 80 e 90.
Algumas tiveram um relativo sucesso, como é o caso do desenho que adapta Super Mario Bros 3, mas outras nem tanto. Super Mario Bros foi a primeira adpação live action dos videogames (1993). Contudo, o filme é relativamente confuso e uma grande salada de frutas que hoje se mostra cult. Mas seu fiasco fez a Nintendo não adaptar o bigodudo por um bom tempo.

Super Mario Bros nos cinemas

Antes da confirmação de Super Mario Bros: O Filme, Mario apareceu fora dos videogames em video promocional para os Jogos Olímpicos, realizado no Japão (realizados em 2021 devido a pandemia do coronavírus). Na ocasião, ele aparece junto de diversos outros ícones da cultura pop japonesa e no final o Primeiro Ministro, da época, Shinzo Abe apareceu saindo de um cano (em pleno Maracanã) fantasiado de Mario.
Mas então como a Nintendo poderia adaptar o Mario para as telonas? Simplesmente faça uma animação recheada de fã-service.

O enredo é pautado numa aventura épica de um encanador tentando resgatar o seu querido irmão das garras de Bowser. Sim, dessa vez não é a Peach, a “princesa” a ser salva.

Super Mario Bros: O Filme

Super Mario Bros: O Filme trás vários personagens conhecidos dos fãs da franquias mas é bastante amigável com quem está conhecendo este universo pela primeira vez. Trazendo uma história “misturada”, a animação traz parte da origem de algumas personagens com o atual momento de outras.

O filme nos mostra um Mario (que é bastante destemido e não aparenta ter medo de nada), e seu irmão Luigi (fiel companheiro que deixa o medo de lado para ajudar quem ama), no início da vida como encanadores no Brooklyn (em Nova York). Ao mesmo tempo Pauline já aparece como prefeita da cidade de Nova York (o que só vem acontecer em Super Mario Odyssey- último título lançado) anunciando que resolveria o problema com o encanamento.

Essa é a deixa para os irmãos irem até o problema e começar de fato a aventura épica. Mario e Luigi entram num cano e acaba parando no mundo mágico que conhecemos através dos jogos. O filme mostra uma princesa Peach mais “empoderada” e mentora de Mario. Ela o auxilia durante toda a aventura mas também tem seus momentos heroicos.

Trailer final de Super Mario Bros: O Filme

Conheça mais a Blackhat

O “Principal” fã-serivce

O encontro de Mario e Donkey Kong é permeado por referências do início ao fim. Ao chegar na Ilha DK, Mario, Peach e Toad (esse Toad parece que tá “ligado no 220”) é recebido por um gorila e começa uma gama de referências sobre Mario Kart.
Para chegar até Cranky Kong (o DK original, que surgiu nos fliperamas) eles atrevessam uma pista com um kart e tem a clássica cena de alguém (no caso um cidadão comum) rodando na banana.

Cranky só aceita colaborar com Peach, para impedir os planos de Bowser (que até então só nós sabemos que também envolve um casamento) caso vençam o DK em uma luta. Mario aceita e então eles vão para a arena. Lá vemos personagens marcantes dos jogos da franquia DK, Diddy e Dixie (relevantes na trilogia de jogos se SNES) aparecem na plateia.

DK entra ao som de DK’s Rap, do jogo de N64 e o campo de batalha relembra muito a fase original de Donkey Kong de arcade numa releitura de Smash Bros.

Após todo desenrolar entre os dois, temos uma grande guerra que parece uma cena digna de Velozes e Furiosos: Desafio em Rainbow Road. Tendo, referências diretas ao Mario Kart, o filme ainda homenageia ‘O Exterminador do Futuro’ com direito a um Koopa de Casco Azul sendo implacável. Tão implacável que é o principal responsável pela queda de Mario e DK (quem nunca tomou um casco azul quando estava em primeiro que atire a primeira pedra).

Mas no final tudo dá certo e eles salvam o dia.

Outros fã-service e Easter Eggs

Ao longo do filme, temos vários Easter Eggs e fã-services mas alguns momentos “roubam a cena” mais que os outros. Quem assistir a animação, em inglês, verá Jack Black soltando toda sua voz como Bowser (com a direito a um músical) e a participação de Charles Martinet (a voz de Mario, Luigi, Wario e Waluigi nos jogos) como Jumpman (sim, tem um “segundo mario” no filme como homenagem ao Jumpman) e como pai dos encanadores.

Mas quem se destaca mesmo é a estrela Lumalee. Lumalee é uma Luma (seres cósmicos) e esses seres cósmicos são nos apresentados em Mario Galaxy. Lumalee, no filme, é uma estrelinha bem da “psicopata”, pois está sempre soltando frases depressivas com um verdadeiro otimismo que ocorra.

E o Yoshi? O leitor deve estar me questionando. Há uma rápida aparições de Yoshis, no melhor estilo Velociraptors de ‘Jurassic Park’, mas há uma “aparição” mais interessante pro final do filme. Bowser consegue convencer a Peach se casar. Um dos presentes do casório é justamente um ovo de Yoshi.

Devidos os acontecimentos finais, o ovo acaba parando nos esgostos de Nova York e essa é a segunda cena pós-crédito. A cena se encerra com o ovo eclodindo, Yoshi soltando sua célebre frase mas não o vemos porque a tela já tá preta.

Considerações Finais

Super Mario Bros: O Filme é de fato uma aventura épica que mistura o humor com uma jornada do herói. Se tratando de animação, o filme é sim para o público infantil, mas ele não deixa de “conversar” com o fã assíduo do bigodudo. Muito pelo ao contrário, a experiência se torna ainda mais mágica.

Super Mario Bros: O Filme está em cartaz em diversos cinemas do Brasil.

Esta matéria é um oferecimento Bubble Mix Tea –  rede de franquias pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr