The Last of Us recebe uma notícia que impacta diretamente o futuro da série. A Naughty Dog soltou um comunicado oficial falando que Neil Druckmann irá se afastar da série. Os episódios da terceira temporada estarão por conta de Craig Mazin (Chernobyl), que já dividia a função com o criador do jogo anteriormente.

O motivo para a saída é basicamente o desenvolvimento dos próximos projetos feitos pela Naughty Dog, incluindo o recém anunciado Intergalactic:The Heretic Prophet, mas ao que tudo indica há mais outros jogos ainda não revelados em produção. Halley Gross, co-roteirista do segundo jogo, também anunciou a saída da série pelos mesmos motivos.
Em nota oficial. Druckmann disse:
“Tomei a decisão difícil de me afastar do meu envolvimento criativo com The Last of Us na HBO. Com o trabalho completo na segunda temporada e antes que começasse qualquer trabalho maior com o terceiro ano, agora é a hora certa de trocar meu foco completo para a Naughty Dog e futuros projetos. Isso inclui escrever e dirigir nosso próximo jogo, Intergalactic The Heretic Prophet, junto com minhas responsabilidades como líder do estúdio e do lado criativo”
A série de The Last of Us estreou de forma exclusiva do catálogo da HBO Max em 15 de janeiro de 2023, e sua segunda temporada foi publicada nesse ano, adaptando metade da história do segundo jogo. Enquanto a primeira temporada foi um sucesso, a segunda teve uma crítica mista por parte de crítica e público.
Ainda não há uma data oficial para o lançamento da terceira temporada, mas especula-se que será publicada em 2027. Enquanto isso, já foi confirmado que Abby será a protagonista da vez, mostrando seu lado no confronto com Joel e Ellie, e explorando mais a guerra entre a WLF e os Serafitas.
Outra dúvida que permanece no ar é a forma que a série e o jogo vão caminhar após a terceira temporada, já que a terceira provavelmente irá concluir toda a história trabalhada em The Last of Us II. No entanto, não há sequer uma confirmação que um terceiro jogo da franquia está em desenvolvimento.