Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

História do exército feminino do antigo reino de Danxomé ganha vida no espetáculo de dança Ahosis – As Guardiãs

Compartilhar

Estreia hoje (02) no Miniauditório do Teatro Guaíra o espetáculo de dança Ahosis – As Guardiãs, que conta a história do exército feminino do antigo reino de Danxomé (Dahomey ou Danhomé), atual República de Benin, conhecido por sua valentia e determinação.

O espetáculo faz uma viagem histórica por diversos acontecimentos das gerações do Reino de Danxomè,  trazendo cantos,  gritos tradicionais de  guerra, rituais de preparação e festejos do povo, que se embasam na cultura Beninense flertando com a inovação e o afrofuturismo e saberes afro- brasileiros, abordando ritmos tradicionais do Benin e do Brasil. 

Um dos objetivos é acessibilizar a história de mulheres Negras Africanas que guerrearam e realizaram muito por suas terras, para o público escolar efetivando a lei 10.639 que torna obrigatório o ensino das culturas negras, além de discutir sobre as relações de poder cultura e sociedade e como se dão as hierarquias, partindo de um ponto de vista africano;

O exército também inspirou os filmes “A Mulher Rei” e “Pantera Negra”. Serão 20 apresentações com duração de 50min. O espetáculo fica em cartaz até o dia 17 de dezembro. 

O projeto da Ventania Produções promove a interculturalidade e é realizado por meio da Lei de Incentivo Mecenato, subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: ⁠ https://beacons.ai/blackentbr

Ou pelos links: Instagram, Tiktok, Twitter, YouTube, Spotify e no Threads.

Diogo Bueno

Diogo Bueno

Jornalista. Crítico de Cinema. Roteirista. Colecionador de Funkos e quase EX-Chiquititas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *