Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

História do exército feminino do antigo reino de Danxomé ganha vida no espetáculo de dança Ahosis – As Guardiãs

Estreia hoje (02) no Miniauditório do Teatro Guaíra o espetáculo de dança Ahosis – As Guardiãs, que conta a história do exército feminino do antigo reino de Danxomé (Dahomey ou Danhomé), atual República de Benin, conhecido por sua valentia e determinação.

O espetáculo faz uma viagem histórica por diversos acontecimentos das gerações do Reino de Danxomè,  trazendo cantos,  gritos tradicionais de  guerra, rituais de preparação e festejos do povo, que se embasam na cultura Beninense flertando com a inovação e o afrofuturismo e saberes afro- brasileiros, abordando ritmos tradicionais do Benin e do Brasil. 

Um dos objetivos é acessibilizar a história de mulheres Negras Africanas que guerrearam e realizaram muito por suas terras, para o público escolar efetivando a lei 10.639 que torna obrigatório o ensino das culturas negras, além de discutir sobre as relações de poder cultura e sociedade e como se dão as hierarquias, partindo de um ponto de vista africano;

O exército também inspirou os filmes “A Mulher Rei” e “Pantera Negra”. Serão 20 apresentações com duração de 50min. O espetáculo fica em cartaz até o dia 17 de dezembro. 

O projeto da Ventania Produções promove a interculturalidade e é realizado por meio da Lei de Incentivo Mecenato, subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr