A nova geração do teatro curitibano chega com força no Festival de Teatro de Curitiba. Compondo o circuito independente do FRINGE 2024, o Síncope Grupo de Teatro apresentou a tragicomédia Julgados no teatro Enio Carvalho. A produção gira em torno de um julgamento com figuras controversas e é uma experiência imersiva que chama o público para dentro da trama. Chegando ao espetáculo, o público também poderá ser julgado.
O texto da também diretora Júlia Dassi é atual e traz críticas importantes à sociedade de maneira leve e bem-humorada. Além disso, a narrativa também tira sarro do espetáculo em si e de suas intempéries, como o fato de a distribuição arquitetônica do teatro Enio Carvalho não favorecer a proposta da produção. A inclusão do público e de figuras que geralmente ficam isoladas nos bastidores também dá um toque especial para a produção. Finalmente, as personagens que compõem a corte são caricaturas bem pensadas e divertidíssimas.
O elenco é uma das turmas de estudantes da Síncope, que inaugurou há apenas dois meses e já participa do Festival. Os atores trabalham juntos há cerca de um ano e já se mostram grandes promessas para a cena curitibana, apesar de serem diamantes que ainda precisam ser lapidados. O trabalho corporal da direção de movimento de Victória Napoli se destaca e permite que os estudantes explorem ainda mais o seu potencial físico. Vale ressaltar ainda que o grande desafio a ser superado pelo o grupo é certamente o nervosismo.
Anteriormente, na Cena Hum, o mesmo grupo já havia apresentado Macbeth. O espetáculo Julgados estreou em dezembro de 2023 e já finalizou sua temporada no Festival de Teatro de Curitiba, mas retorna para mais três apresentações ainda nesse semestre. Prestigiar as próximas exibições é, também, acompanhar o desabrochar de parte da nova geração teatral curitibana.
Nenhuma matéria relacionada.