Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Todas as coisas maravilhosas

“Todas as coisas maravilhosas” chega ao Festival de Curitiba

Um menino descobre que sua mãe sofre de depressão e resolve escrever listas de todas as coisas maravilhosas que podem ajudá-la a recuperar a vontade de viver, deixando-as em locais estratégicos para que ela encontre. Essa premissa singela e emocionante fez com que o público esgotasse em poucos dias todos os ingressos do espetáculo “Todas as coisas maravilhosas”, da Mostra Lucia Camargo do 32º Festival de Curitiba.

Estrelado por Kiko Mascarenhas, o espetáculo surgiu em 2019, no Teatro Poerinha, no Rio de Janeiro, onde fez uma pequena temporada que precisou ser encerrada com a chegada da pandemia. No ano passado, a reestreia foi marcada por uma temporada de sucesso no Teatro Poeira, com produção de Cristiana Lara Resende. Serão duas apresentações no Teatro José Maria Santos, nos dias 26 e 27 de março.

Todas as Coisas Maravilhosas é um elogio à vida e à redescoberta das pequenas alegrias que podem redesenhar a existência. Ao mesmo tempo em que celebra seus 40 anos de carreira no palco, Kiko Mascarenhas retoma seu primeiro monólogo, com texto dos ingleses Duncan MacMillan e Joe Donahue”, com tradução e adaptação de Diego Teza, conta o diretor Fernando Philbert, de “O Caso”, “Três Mulheres Altas” e “O Escândalo Philippe Dussaert”.

Em uma de suas montagens, o texto de “Todas as Coisas Maravilhosas” recebeu elogiosa resenha do The New York Times: “A peça de Macmillan, embora seja muito engraçada, é completamente consciente de que, quando encaramos perdas e depressão, uma grande força de vontade é exigida para lembrar porque vale a pena continuar vivendo. Essa busca é a potência que torna o texto fascinante“, escreveu o crítico Ben Brantley.

Todas as coisas maravilhosas
Foto: Cristiana Resende

Na pele deste menino que dedica seus dias a salvar a mãe, e com a ajuda e participação do público, Kiko Mascarenhas vai criando ao longo da peça uma grande lista formada por coisas, lugares e sensações que remetem ao prazer e à alegria. O público participa – de forma consentida – sugerindo itens para a “lista da felicidade”, e/ou representando, a pedido do ator, alguma personagem da vida do menino. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação indicativa de 14 anos.

Uma peça de teatro se realiza no encontro maravilhoso entre o público e o ator. No olhar da plateia é que as cenas ganham sentido e se tornam teatro. O teatro tem sua delicada tradução nesta parceria em cena. Esta peça é sobre viver. Sobre prestar atenção na vida em todos os seus pequenos detalhes. De um banho de chuva ao macarrão à bolonhesa. Que o espectador volte para casa e no caminho comece a sua lista: número um…”, reflete Philbert.

Segundo o ator, a peça propõe uma interação entre o ator e público de uma forma delicada, respeitosa, divertida e leve, sem nunca ser invasiva. “A história é contada junto com o público, que me ajuda nessa narrativa, fazendo com que cada apresentação seja verdadeiramente única”, explica Kiko Mascarenhas.

Como numa grande brincadeira coletiva, o ator recria esse universo repleto de imaginação (do personagem quando menino) e memórias (do personagem conforme vai crescendo), lançando mão de objetos simples do cotidiano como papel e lápis, caixas, meias, objetos de uso pessoal.

Ficha Técnica

Ator: Kiko Mascarenhas

Autores: Duncan Macmillan e Joe Donahue

Tradução e adaptação:  Diego Teza

Direção:  Fernando Philbert

Preparação de ator: Ana Luiza Folly

Iluminador: Vilmar Olos

Figurinista: Tereza Nabuco

Concepção cenográfica e Adereços: Luciane Nicolino e Mauro Vicente Ferreira

Direção de arte: Luciane Nicolino

Programação Visual/Design Gráfico: Vento Estúdio

Fotos arte e vídeos:  Gab Lara

Op de luz e som: Daniel Marques

Direção de Produção: Cristiana Lara Resende

Co-produção: Ufa! Produções Artísticas Ltda

Produção e Realização: KM ProCult

Produtora: Cristiana Lara Resende 

@todasascoisastestro @kikomascarenhas

Serviço:

Todas as coisas maravilhosas

Mostra Lúcia Camargo – 32º Festival de Curitiba

Datas: 26 e 27 de março

Local: Teatro José Maria Santos

Informações: www.festivaldecuritiba.com.br 

Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr