O futuro do Apple Watch pode estar prestes a mudar. Um novo código interno da Apple revelou indícios de que o Touch ID pode finalmente chegar ao smartwatch em 2026. A notícia surgiu a partir de um vazamento analisado pela Macworld, que já havia antecipado outros avanços da marca, como o MacBook Pro com 5G e o chip M4 Ultra para o Mac Pro. O código interno faz referência ao termo “AppleMesa”, usado pela Apple como codinome do Touch ID.
Apesar do entusiasmo, é importante destacar que a função ainda está em fase de protótipo. Os modelos atuais, incluindo o Apple Watch Series 11 e o Ultra 3 que serão apresentados este ano, não incluem drivers de Touch ID, nem mesmo para uso interno.
Como o Touch ID pode ser implementado no smartwatch
Ainda não existe confirmação oficial sobre a forma como o recurso seria aplicado. No entanto, patentes registradas pela Apple sugerem três possibilidades:
- Sensor integrado ao botão lateral.
- Leitor óptico embutido na tela.
- Sensor posicionado na parte inferior do relógio.
Seja qual for a escolha, a adição do Touch ID no Apple Watch pode tornar a autenticação mais prática e elevar a segurança de pagamentos com Apple Pay.Apple Watch, Touch ID, Apple Pay, segurança digital, smartwatch, Apple leaks, wearable, tecnologia, Macworld, Apple 2026

Apple Watch passará por reformulação
Além do Touch ID, rumores apontam para uma mudança profunda no design e no hardware dos modelos de 2026. Segundo o DigiTimes, o novo Apple Watch terá:
- Dobro de componentes de sensores.
- Reformulação externa no design.
- Integração com Apple Intelligence.
Ainda é cedo para cravar que o Apple Watch Series 12 ou Ultra 4 terá Touch ID. No entanto, a presença do recurso em códigos internos da Apple indica que a empresa está avançando nessa direção.