Medida está vigente na Austrália e no Reino Unido desde o ano passado
O Discord anunciou nesta segunda-feira, 9, que a partir do início de março todos os usuários ao redor do mundo deverão verificar as suas idades para continuar tendo acesso integral aos recursos da plataforma.
Com a chegada da atualização, todas as novas contas e já existentes serão configuradas automaticamente para “uma experiência adequada para adolescentes de 13 a 17 anos”, com restrição a canais de voz, filtro de conteúdo, espaços com restrição de idade, caixa de entrada de solicitações de mensagens e alertas de solicitações de amizades.
“A implementação global das configurações padrão para adolescentes amplia a arquitetura de segurança existente do Discord, o que oferece aos adolescentes forte proteção e, ao mesmo tempo, permite flexibilidade aos adultos verificados”, declarou a Chefe de Políticas de Produto, Savannah Badalich.
Para alterar as configurações, os usuários precisarão anexar um comprovante de identidade ou então realizar a estimativa de idade por meio de um vídeo. Os documentos enviados serão “excluídos rapidamente — na maioria dos casos, imediatamente após a confirmação da idade”, de acordo com o comunicado à imprensa. Já as ‘selfies’ não serão armazenadas.
Após completar o método selecionado, uma confirmação será enviada pelo perfil oficial do Discord via mensagem direta. Caso necessário, sempre será possível contestar a classificação etária atribuída em “Minha Conta”. O passo a passo está disponível na seção de suporte.

O modelo de inferência de idade, executado em segundo plano, também ajudará a determinar se as contas pertencem a adultos. Outros detalhes a respeito desse novo sistema não foram informados.
No ano passado, a rede social implementou a verificação de idade na Austrália e no Reino Unido. Após um dia, os britânicos descobriram como driblar o sistema com o modo foto de Death Stranding (2019).