Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estamos realmente preparados para a IA?

Não se preocupe: o texto não vai começar com uma “historinha” do exterminador do futuro, nada tão fantasioso. Aqui serão abordadas algumas questões envolvendo o ChatGPT e a escala que esta ferramenta tecnológica está chegando.

Em 10 de fevereiro deste ano, foi publicada uma pesquisa relatando que a IA foi mais eficiente no processo criativo que humanos. Em resumo, foram propostas algumas atividades como dar uma nova funcionalidade para um objeto (como garfo por exemplo), e imaginar a consequência de tudo isso. Pois bem, a IA não só foi mais eficiente, como criou vários cenários e histórias mais originais. Vale salientar que os pesquisadores afirmaram que a IA depende de interação humana para mostrar seu potencial e não só isso, foi relatado que talvez os humanos participantes não estivessem totalmente motivados para responder as questões de forma criativa.  Finalizando essa conversa, ainda não há parâmetros 100% concretos para “medir” a criatividade das IAs e humanos.

Pois bem, nesta semana tivemos um passo interessante neste assunto. A empresa Figure IA revelou uma captação de US$675 milhões, via X (antiga Twitter), de gigantes da tecnologia como Nvidia, Intel, Microsoft, OpenIA entre outras, para inserir a Inteligência Artificial em robôs autônomos. Como se pudesse colocar um “cérebro” em robôs humanoides. 

Veja, os robôs são constantemente associados com revolução tecnológica, o ápice da expertise, mas na verdade são pré-programados para atividades corriqueiras. Isso daqui pode ser um começo interessante de algo perto do filme do Chappie

A Figure IA tem como objetivo automatizar funções do dia a dia, agilizando a vida humana com robôs altamente independentes, algo maravilhoso. Não precisar ficar carregando caixas, limpar lugares, atendimentos, etc….já que terá tudo isso em uma mesma pessoa, digo, máquina (o trabalhador CLT fica inquieto aqui!). 

Estas invenções têm dificuldades de entender o mundo à volta, mas com a IA isso pode ser rompido, dando uma liberdade jamais vista a estas máquinas.

Mas estamos preparados de fato para tal avanço? 

Vendo de forma mais “lógica” esta problemática toda eu diria que estes novos humanoides virão com sua capacidade controlada, isto é, todo o potencial da IA não será de fato liberado para um gigante de aço

A tecnologia, sendo bem usada, pode fazer feitos imensos para a humanidade, mas quem sabe em quais mãos isto irá parar? Por hora, vamos engatados na primeira marcha nesta nova jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr