“A IA multimodal processa informações de diferentes modalidades, incluindo dados, imagens, vídeos e textos em sua interface.”
Com o surgimento do ChatGPT em 2022 pela OpenAI, a IA generativa ganhou o mundo e provocou uma verdadeira revolução na vida do ser humano. Primeiramente, esse tipo de IA foi projetada para processar entradas de textos dos usuários, assim gerando saídas de textos, sendo uma ferramenta IA unimodal.
Agora com o início de 2025, a IA multimodal parece ter virado o foco, para o futuro das IAs à curto prazo. Porém, você sabe o que é a IA multimodal e para o que ela serve?
A IA Multimodal:
Uma IA multimodal é um modelo de machine learning (LM) capaz de processar informações de várias tipos diferentes (imagens, vídeos, sons e textos). Assim, quando essas fontes são combinadas, a IA pode analisar contextos mais complexos, oferecendo soluções mais complexas e detalhadas.
Um grande exemplo desse tipo é o Gemini do Google, que pode, por exemplo, que pode receber uma foto de um determinado tipo de comida e gerar sua receita de forma escrita. Um tipo de arquitetura neural chamada Transformer serve de base para esses modelos de IA. Desse modo, os pesquisadores do Google desenvolvem esses transformadores, utilizando a arquitetura codificador-decodificador e o mecanismo de atenção para processar dados de forma eficaz.
Para que serve a IA Multimodal?
Devido a sua capacidade de combinar diferentes tipos de dados, ela é capaz de compreender as informações de forma mais abrangente e detalhada. Por exemplo, ela pode analisar um vídeo entendo as palavras faladas e os objetos presentes no vídeo, além de ler qualquer texto apresentado na tela.
Áreas como veículos autônomos usam essa forma de IA mais avançada, onde a interpretação de vários tipos de dados é essencial para uma operação segura. Outro grande exemplo é na aplicação de diagnósticos médicos, onde ela pode combinar informações de radiografias, históricos médicos, e dados do paciente para oferecer diagnósticos mais precisos.
O aprendizado multimodal faz com a IA tenham uma gama maior de sentidos, o que aumenta sua precisão e interpretação. Assim, isso poderia abrir portas em vários setores da indústria como: IA generativa aumentada, veículos autônomos, biomedicina, previsão do tempo, previsão de desastres naturais, etc.
O potencial de crescimento das IAs é absurdo, porém muitos estudos na área ainda vão acontecer, e só no futuro saberemos o real potencial das IAs.
Conta pra gente nos comentários, o que você achou dessa matéria 😉