A Internet das Coisas, ou simplesmente IoT (Internet of Things), é um conceito que refere às conexões de determinados objetos cotidianos a Internet. Portanto, trata-se de objetos que outrora não possuíam conexões com a Intenet e agora possuem. A Internet das Coisas está bastante ligada à Quarta Revolução Industrial.
Apesar do conceito ser antigo, sua popularidade atual se explica pelos avanços tecnológicos. Já imaginava-se o uso da conectividade com diversas aplicações nos anos 1990 mas as tecnologias da época impediram disso acontecer. Entretanto, um uso primário da IoT foi a conectividade das TVs a cabo/via satélite que mostravam conteúdos extras na tela da TV.
IoT e o Surgimento das Smart TVs
O avanço tecnológico- principalmente da Internet em si- permitiu que o uso de aparelhos conectados à rede mais comum que se imagina. O surgimento das Smart TV foi um dos grandes boons do uso cotidiano da IoT. Atualmente, é quase impossível imaginar uma casa sem uma Smart TV, ou sem um aparelho que transforme sua TV em uma.
Outro aparelho que trouxe esse frenesi foi a echo dot Alexa, juntamente com a possibilidade de automatizar sua casa. Se antes isso só parecia coisa de cinema, hoje em dia é possível controlar boa parte dos seus aparelhos por comandos de voz, aparelhos de celular e derivados. Contudo, a automação de uma casa não fica restrita aos eletrodomésticos, sendo possível utilizar-se de sensores para fazer cortinas automáticas, por exemplo.
Internet das Coisas- Nível Industrial
Em nível industrial, a IoT permite automatizar e otimizar os trabalhos como um todo. Um grande exemplo, é o uso do GPS embarcado e outros sensores para determinar uma melhor rota para um caminhão cargueiro, “prevendo” as condições climáticas e quantidade de item que falta no estoque.
Contudo, existem n outras aplicações e aplicabilidade da IoT nas indústrias.
IoT e os Protocolos de Internet
Entretanto, nem tudo relacionado ao maravilhoso mundo da Internet das Coisas é tão maravilhoso assim. Por causa dela, houve um aumento considerável de aparelhos conectados ao IPv4. Com isso, há uma possibilidade de esgotamento de IPs mais rápido que se planejava. A solução foi o uso do IPv6, que possui mais endereços de IP para alocar e utilizar.
Considerações Finais
A IoT permite uma abrangência maior na conectividade entre aparelhos. Pórem, a desigualdade de um país pode interferir na implementação de vários usos industriais, pois não é todo o país que está conectado na rede. Apesar de existir uma certa resistência, a IoT tende a aumentar o uso de aparelhos “smarts” cada vez pois o mundo está cada vez mais conectado.
Nenhuma matéria relacionada.