A plataforma Tela Brasil é o novo streaming brasileiro de caráter público, uma iniciativa que oferecerá gratuitamente à população conteúdos audiovisuais nacionais. Serão ofertados conteúdos de curtas, médias e longas-metragens, além de obras seriadas. É um streaming gratuito (serviço de vídeo por demanda), os interessados poderão conferir o catálogo através do acesso gov.br., com lançamento em 2026.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), integrado na plataforma do Governo Federal, com apoio de outras políticas públicas digitais. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços públicos e fomentar a cultura audiovisual do país, além de incentivar o mercado cinematográfico.
O público geral poderá ter acesso a plataforma Tela Brasil, mas o alvo prioritário serão os estudantes, principalmente voltados para a educação básica. Isso se deve ao cumprimento da Lei 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar. Também contempla espaços culturais e comerciais para exibição de produtos cinematográficos: cineclubes, Pontos e Pontões de Cultura, bibliotecas públicas, centros de difusão cultural, de leitura e de memória, além dos CEUs (Centros Educacionais Unificados).
A plataforma Tela Brasil busca honrar o compromisso da representatividade, como a pluralidade de identidades e de gênero, além de abordar a temática cultural e a étnica-racial. Também fomenta-se a diversidade regional do país, a preservação história e a oferta de obras com temáticas relevantes para a educação, formação pessoal e impacto social.

O governo anuncia que a escolha do catálogo ainda está em negociação. Estão sendo feitas levantamentos e preparações de acervos do Ministério da Cultura e de instituições parceiras como a Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares. Também é previsto os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar. O edital prevê o licenciamento de mais de 500 obras, um investimento de aproximadamente 4 milhões de reais.
Em nota recente (18/01), o governo esclarece que o streaming ainda não foi lançado oficialmente. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Para mais notícias sobre streaming e tecnologia, além de conteúdo sobre mangá, séries e filmes, e-sports, games, animação, músicas, HQs, livros e muito mais, acesse o nosso portal!