Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Processador Xeon para jogos? O que devemos considerar?

É evidente que tecnologia em território brasileiro tem o preço um tanto elevado. Tal fato pode dificultar a aquisição do famigerado “computador gamer”, isto é, um computador que aguente executar em qualidade minimamente jogável a maioria dos jogos do momento. No meio disso, temos os processadores de plataforma Xeon que tem um desempenho muito interessante e um preço muito mais acessível (os processadores mais antigos) que a maioria dos hardwares novos. Mas é tão simples assim? Qual os prós e contras de usar a plataforma Xeon?

Em termos técnicos

Processadores Intel da linha Xeon são voltados para servidores e Workstation. Uma CPU confiável, normalmente com mais núcleos e Threads do que processadores Intel Core, feito para não dar problema. De fato, tanta potência e otimização no uso de energia suportam mais multitarefas, ideais para virtualização de ambientes, softwares de empresas entre outras aplicações neste sentido.

Atualmente, processador Xeon tem 4 famílias, que são elas: E (Entry Level), W (Workstations), D (datacenter) e os Xeon Scalable (plataforma escalável). Normalmente vem com seu clock menor, seu Turbo Boost não costuma passar de 4,4Ghz, isso é para justamente manter o processador em sintonia com a máquina. Tal CPU tão bem projetada deve ser também ótima para um usuário comum, certo? Vamos considerar mais pontos.

Não só de processador depende o computador

Quando pensamos em “uma máquina que não pode parar” não devemos considerar só o processador. Placa mãe, HD, fonte de energia, os demais outros componentes tem que acompanhar a mesma ideia. E é aqui que vem o ponto crucial para o usuário comum.

Uma placa mãe para servidor costuma ter materiais de ótima qualidade, que suportam calor, entregam uma excelente gestão de energia, um produto premium. Não faz muito tempo que algumas empresas começaram comercializar processadores Xeon de 8 a 15 anos atrás que ainda têm um bom desempenho e reciclar estas placas mães antigas, cortar (literalmente) os chipsets das placas e montar uma nova placa mãe para usuários finais.

Veja, o objetivo aqui não é criticar a aquisição de ninguém. A realidade do brasileiro médio é complicada e nem sempre sobra dinheiro suficiente para montar um computador gamer , é mais do que compreensível a procura desses kits Xeon, veja a comparação:

Kit AMD Ryzen, por R$1054,79, a vista.
Kit Xeon, por R$:172,64 à vista.

A diferença de preço é gritante, mesmo a plataforma Xeon não acompanhando vídeo integrado, o valor torna a aquisição do Xeon muito atrativa. Mas observe que a placa mãe aqui no exemplo é de uma marca não tão conhecida no mercado. Empresas como Dell, Asus, Asrock, Apple, Gigabyte costumam ter uma qualidade já conhecida e comprovada e essas placas mães dos “kit Xeon gamers” são nada mais que recortes numa nova carcaça. Processador dificilmente apresenta problemas, mas a placa mãe tem que estar preparada para lidar com esta CPU de servidor.

Considerações finais

No final, processador Xeon para jogos? Pesquise: mesmo um computador com plataforma Xeon tendo um preço mais acessível, as demais peças podem ser de qualidade um tanto desconhecida e a chances de ter problemas são reais. Há relatos na internet de pessoas que montaram esses computadores e duram mais de 2 ou 3 anos sem maiores problemas, mas também tem relatos que em menos de 3 meses já tinha máquina parando.

Não coloque fonte de energia genérica, procure fontes de boas qualidades. Em geral, processador Xeon não têm o clock tão alto e mesmo tendo mais núcleos e Threads, a maioria dos jogos não costuma usar tudo isso.  Entender corretamente os requisitos dos jogos que se tem desejo de jogar e de onde estão vindo os produtos do seu computador são os pontos cruciais para uma montagem correta e duradoura. Às vezes, consoles como PS5 e Xbox são boas opções a serem avaliadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr