Falado em várias mídias, menos na BeReal , o PlayStation5 Pro promete chegar com uma configuração bem parruda … e isso não significa nada para o GTA 6 que está vindo. “Mas como assim?!”. Vamos por partes.
Uma configuração de respeito
A Digital Foundry, transmissora especializada em análises técnicas, confirmou os vazamentos referentes as especificações da versão pro do console da Sony, que tem lançamento previsto para final de 2024. Temos aqui um processador de geração Zen 2 com 8 núcleos e 16 Threads com um clock que pode chegar a até 3.85Ghz. Sua Gpu terá um desempenho equivalente a uma AMD Radeon RX 7700 Xt ou para os amantes da Nvidia, RTX 4070 Super. O resto da configuração você acompanha nesta tabela:
Você que é mais entusiasta do assunto deve estar animado com isso e para o jogador casual saiba que será um videogame potente, mas isto não quer dizer que todos os jogos da atualidade irão rodar no máximo.
GTA 6 vai fazer o PS5 chorar
Pois bem, algumas melhorias na performance gráfica, mais memória RAM, e até mesmo uma nova tecnologia que irá comportar parecido com o DLSS da Nvidia não será capaz de rodar o novo jogo da Rockstar Games a 60 FPS segundo os especialistas.
Uma rápida explicação: FPS (Frame per second) é a quantidade de quadros que passam em um segundo no jogo, dando a sensação de movimento. Quanto mais quadros, maior a fluidez da cena. É dito que 60 FPS é o mínimo para rodar em uma qualidade legal, sem parecer que está travando ou em “câmera lenta”. Agora sim vem o problema.
Se observarmos na tabela anterior (das configurações do console) os processadores são praticamente iguais, apenas a diferença que na versão Pro terá um modo turbo, fazendo o clock chegar em 3.85Ghz. Apesar dessa escolha ter sido feita para manter a compatibilidade entre os jogos do PS5, isto pode limitar drasticamente o desempenho em alguns games.
Graficamente falando, pode até ser que aguente, mas a quantidade de processamento será gigantesca no GTA 6. Mundo aberto, NPC’s, itens dos jogos interagindo com o ambiente entre outras milhares de coisas irão ser executadas ao mesmo tempo. Títulos como Baldur’s Gate 3 já mostraram ter seu FPS limitado pela quantidade de trabalho no processador.
Deste jeito, é esperado que a gameplay do GTA 6 fique travada em 30 FPS. Triste mas compreensível.
Será que muda?
Para o console da Sony parece que será isso, sem enrolar muito na sua leitura. O GTA 6 deve chegar no primeiro trimestre de 2025 para PS5 e Xbox Series X e S. Quando for anunciado para computador (esperamos muito por esta confirmação) ai sim pode ser que aconteça uma gameplay elevada em 1080p 60 FPS.
Nenhuma matéria relacionada.