A ideia da coreana Samsung é criar uma espécie de “streaming” de jogos em nuvem para a linha de telefones Galaxy, o seu Gaming Hub.
A Samsung anunciou nesta sexta-feira (22) a chegada da sua nova plataforma de jogos em nuvem. Primeiramente, ela só estará disponível na América do Norte, onde já ocorreram testes abertos em 2023. A intenção da empresa é fornecer benefícios aos jogadores. E ainda possibilitar a execução de games nativos do Android sem a necessidade de instalação, além de uma menor latência nos celulares Galaxy.
Entretanto, para os publicadores de jogos, a ideia é oferecer mais eficiência, bem como uma escala em massa de usuários para a adesão do públicos aos seus títulos. De acordo com a empresa, o modelo de negócios baseado em anúncios, englobar 80% dos downloads de games para Android. Entretanto tem uma baixa taxa de conversão, menos de 5% de média em relação a um clique que resulta em uma instalação com sucesso. Ou seja, 95% dos interessados que consomem a publicidade não chegam a baixar.
O Gaming Hub da Samsung
Com a chegada desse novo “Gaming Hub” da Samsung ao smartphones Galaxy, a expectativa da empresa coreana é que a conversão inicial para o início do game em si alcance algo na casa dos 50%. Esse mesmo número é o que foi alcançado durante a fase de testes beta do serviço.
A plataforma da Samsung é compatível com APKs nativos do Android e suporta os atuais modelos de monetização já presentes em cada título. Além disso, a coreana criou uma página (neste link) para que os editores e desenvolvedores interessados possam distribuir suas obras com o recurso da companhia.
Benefícios e porém do Gaming Hub
Jogar pelo Gaming Hub permite “que jogos nativos Android completos sejam jogados instantaneamente, sem necessidade de download ou com latência reduzida em todos os dispositivos Galaxy“, conforme divulgado pela Samsung.
Em outras palavras, a Samsung afirma que as vantagens em jogar por meio da sua nuvem num aparelho Galaxy são: os jogos carregam mais rápido e rodam melhor.
Porém, a distinção “jogos nativos Android” é importante. Isso porque o chamariz de plataformas de streaming de jogos costuma ser a ideia de você jogar jogos de console sem precisar de console ou PC gamer para isso. Entretanto, apenas jogos do Android estarão disponíveis, além de ser necessário ter uma conta Samsung para fazer o streaming de qualquer jogo.
Eae, conta pra gente o que você achou dessa novidade