Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Teclado mecânico ou de membrana? Entenda a diferença

Compartilhar

Opções é que não faltam. Entender a diferença entre um teclado mecânico ou de membrana pode garantir a tranquilidade de sua escrita, gameplay e diversos outros benefícios. Aqui será seu guia para sua melhor escolha.

Teclado de membrana (comum)

Um teclado mais simples e barato. O teclado de membrana é aquele comum, normalmente de entrada USB que ao conectar no computador o problema estará resolvido. Dentro dele se encontra um circuito de membrana que, ao pressionar, manda um pulso (um sinal) para o computador, que consegue interpretar as palavras e comandos desejados.

 Normalmente, esse teclado (que também costuma vir em notebooks padrões) funciona de maneira “básica”, conseguindo registrar no máximo entre 3 a 5 teclas pressionadas juntas. Faça um teste, em um editor de texto qualquer, tente pressionar várias teclas ao mesmo tempo. Provavelmente não serão todos os caracteres que serão registrados no texto. Para o dia a dia no escritório, um jogador casual, um escritor, esse tipo de teclado atende perfeitamente.

Teclado mecânico

Com mais tecnologia embarcada e maior resistência, o teclado mecânico costuma ser a escolha do Gamer que precisa de um tempo de resposta e vários comandos ao mesmo tempo. Para um teclado ser nomeado mecânico, ele deve ter um switch, isto é, peça independente para cada tecla do periférico. Ele também normalmente tem a função n-key rollover integrada que consegue registrar todas as teclas que são pressionadas ao mesmo tempo, para quem joga em um nível mais hard faz total diferença.

Atualmente existem vários tipos de switches, mas comercialmente há 4 opções com maior disponibilidade:

  • Linear: Switch normalmente de cor vermelha. Ele não tem uma resposta tátil, você aperta a tecla que desce em uma linha reta (logo linear) e o comando é interpretado. Teclado mecânico linear não faz barulho (excelente para quem faz live ou tem bastante gente em casa) são rápidos e responsivos.

  • Clique: Switch normalmente de cor azul. Ao digitar, você terá uma sensação tátil, sabendo que a tecla foi acionada sem precisar apertar até o fundo. Sem contar que esse tipo de teclado faz barulho ao ser operado. Serão dois estímulos (tátil e sonoro) trabalhando junto de sua jornada. Uma boa opção para quem precisa digitar bastante, mas lembrando: faz muito barulho!

  • Tátil: Switch normalmente de cor marrom. Um equilíbrio entre Linear e Clique. É perceptível a resposta tátil ao digitar, não precisando pressionar até o final da tecla, porém faz pouco barulho. É uma boa opção para escritório por exemplo: você pode digitar e ter o auxílio da resposta tátil sem se preocupar que o barulho incomode seus colegas de trabalho. 

  • Switch Optico: Switch normalmente de cor roxa. Podemos dizer que é uma novidade nos últimos tempos. O switch optico tem tanto na categoria Linear, Clique e Tátil, porém seu grande diferencial se mostra na estrutura da peça. No lugar de metais fazendo acionamento da tecla, é usado laser para a ativação. Os fabricantes mencionam que a durabilidade é o grande diferencial que, uma vez que tem menos engrenagens para acionamento, eles desgastam menos podendo durar até 15 anos.

Existe ainda uma gama de opções de tamanho de teclado para diversos espaços físicos. Observe na imagem a seguir: 

Considerações finais

Agora que você já sabe a diferença entre o teclado comum e mecânico a sua escolha pode ser mais assertiva. Uma rotina puxada no escritório ou até mesmo uma rotina pesada de jogos pode pedir um teclado mais premium. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: ⁠ https://beacons.ai/blackentbr

Ou pelos links: Instagram, Tiktok, Twitter, YouTube, Spotify e no Threads.

Weslei Silva

Weslei Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *