Se parece com um Mac Mini, porém sem um HD e ventoinha. Novo PC da Microsoft Windows 365 Link roda tudo na nuvem
A Microsoft revelou nesta terça-feira (19), o novo Windows 365 Link, durante o Microsoft Ignite 2024. Primeiramente, seu designer lembra em muito o Mac Mini da concorrente Apple. Contudo, o 365 não possui HD e muito menos uma ventoinha, ou seja, ele é pequeno e bem silencioso. E o melhor de tudo, é que ele roda tudo na nuvem da empresa.
Em resumo, o Windows 365 é uma máquina virtual hospedada na nuvem da Microsoft. Desse modo, é como se o Windows estivesse instalado no computador. Porém, seu sistema operacional é executado em um servidor remoto.
Inicialização rápida é outro ponto positivo do Windows 365
Ele literalmente inicializa em segundos, e pode simplesmente acordar instantaneamente do seu modo de espera, segundo a Microsoft.
Outro ponto que chama a atenção são suas portas de display e entradas para periféricos. O novo computador da Microsoft oferece suporte para monitores 4K, quatro portas USB, entradas de áudio e Ethernet, além de conectividade sem fio (Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3).
Tamanho compacto e baixo consumo de energia chamam a atenção das empresas
Apesar da simplicidade, o computador da Microsoft não é para o público em geral. Assim, seu público-alvo são as empresas. A ideia da Microsoft é que as companhias possam gerenciar e apagar unidades do Windows 365 Link de maneira remota. Também podem configurá-las para verificar, baixar e instalar atualizações automaticamente.
A Microsoft ainda divulgou que empresas de Austrália, Canadá, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA já podem se inscrever para um programa de pré-visualização do PC já a partir dessa terça-feira.
Configurações e composição
Como ele não possui um HD como armazenamento local, não é possível baixar e instalar programas nele. Além disso, seu sistema operacional ainda é bem restrito. Com isso, as funcionalidades de segurança e login não podem ser desativadas.
Vale mencionar que ele consume muito menos energia que um computador tradicional. Além disso sua composição é extremamente simples e leve. Sua tampa superior é de 90% liga de alumínio reciclado, 100% alumínio reciclado na base, 100% cobre reciclado e 96% de solda de estanho reciclado em sua placa mãe.
Eae, conta pra gente nos comentários o que você achou desse lançamento